focus-30-01-17.png

O IGP-M (Índice Geral de Preços) – mais conhecido como a inflação do aluguel – recuou para 6,65% no acumulado dos últimos doze meses. Este é o menor valor desde junho de 2015, quando o índice acumulado fechou em 5,58%.

Utilizado para reajustar a maioria dos contratos imobiliários, o IGP-M é formado 60% pelo IPA (Índices de Preços ao Produtor Amplo), 30% pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor) e o restante pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção). A queda desses indicadores que impactaram no IGP-M é reflexo, em grande parte, da recessão econômica.

Fique atento ao reajuste do seu aluguel! 

A redução da inflação do aluguel e o atual cenário econômico do Brasil deverão fazer com que os proprietários pensem muito antes de aumentar o valor cobrado do locatário.

No entanto, nem todos comemoram a queda do IGP-M.  Para os investidores em Fundo Imobiliário, o recuo do índice pode significar menor crescimento dos rendimentos mensais.

Focus

A pesquisa Focus desta segunda-feira (30) divulgada pelo Banco Central sinaliza para um recuo tímido do IPCA (Índice de Preços do Consumidor Amplo) neste ano – de 4,71% para 4,70%.

Para o PIB (Produto Interno Bruto) e a taxa de juros Selic, os analistas de mercado consultados pelo Banco Central mantiveram as expectativas em 0,5% e 9,5%, respectivamente.

4 pensamentos

Deixe uma resposta