technical-analysis

“Quem sabe faz. Quem não sabe, ensina”

Você já percebeu a quantidade de cursos de análise técnica disponível? Ou estratégias milagrosas como “lucre 300% em 23 dias”. Ficar rico parece coisa simples, corriqueira.

Agulhadas, bandeiras, martelos, ombro, cabeça e ombro novamente!  A criatividade para nomear as estratégias impressiona.

A análise técnica é uma metodologia utilizada para prever os movimentos futuros dos preços dos ativos. Ela utiliza primariamente as variações de preço e volume no passado.

Segundo Charles Henry Dow – um dos precursores da análise técnica -, os preços embutem toda a informação disponível sobre os ativos. Por conta disso, não faria sentido analisar os fundamentos das empresas. Isso já foi feito.

Mas o fato é que Warren Buffet, Luiz Barsi Filho, Lírio Parisoto, entre outros bilionários investidores em ações, têm uma coisa em comum: repudiam a análise técnica como estratégia de investimento. Eles analisam e investem com base nos fundamentos das empresas.

“Gráfico é futurologia; adivinhação. Eu não acredito. Você conhece algum analista rico?” Luiz Carlos Barsi

E aí? Qual método você prefere utilizar? O de quem faz ou o de quem ensina?

23 pensamentos

  1. Amigo, voltei com o blog reformulado.

    Vou postar apenas em inglês, mas você pode ver em português traduzindo com o plugin do Google que coloquei lá.

    O intuito da mudança é pra eu me forçar a escrever em inglês e também para o blog ganhar o mundo.

    A linha do blog continua a mesma: ações, ETFs, investimentos no exterior, John Bogle, comportamento pessoal, biografias, livros, sites, dicas de economias pessoais, superação, trabalho e estudo, Jéssica Chastain também.

    Atualização mensal e resultado anual continuam. Análise de resultados de ações brasileiras sempre que sair o anual.

    Mudei o sistema de comentário para o sistema do Disqus (lê-se “Discuss”), essa é uma ferramenta muito bacana pq assim vc vai ver todos os seus comentários e suas respostas e discussões num canto só, se não conhece se cadastre no site Disqus.com vale a pena sim.

    Agora dá pra treinar o inglês lá e deixar sua participação. Você está no meu blogroll.

    Grande abraço,

    Frugal Simple.

    Curtir

  2. KB,

    Concordo completamente …. vc acha mesmo que se um “trader” gera mesmo essa quantidade e dinheiro q ele diz que gera .. ele já não estaria a frente de um fundo gigantesco, ganhando bonus e mais bonus .. socio de alguma grande gestora .. etc?

    Agora, sobre o Luiz Barsi, com todo respeito a ele como empreendedor, Luiz Barsi não ficou rico com bolsa né … ele tinha muito dinheiro pra investir, investiu durante muitos anos na sua famosa técnica de comprar dividendos… (eu não sou muito chegado, acho que vc vai ser mais feliz comprando grandes geradoras de caixa, não olhando yield igual ele fez e comprou a Oi), dividendos só por dividendos não é sustentável, pois dividendos é distribuição de lucros, se não tem lucro .. ???

    Abs,

    Curtir

    1. Sim. Se você consegue dobrar seu capital em uma semana, pra que vender curso ensinando? Não seria mais fácil aplicar e ficar rico? Alguma coisa não bate nessa história.

      Sem dúvida, o investimento em Oi saiu pela culatra. Teve a Eternit também que perdeu muito valor de mercado. Mas ele também teve grandes acertos, como Klabin, Taesa e Banco do Brasil. Parece que vai sair um livro sobre a história dele em breve. Também quero saber quanto da fortuna dele foi devido aos aportes em quanto foi rentabilidade.

      Abs.

      Curtir

  3. Aproveitando o gancho,
    Queria fazer um post sibre a SAPR4 rwlacionando com noticias comi “compre SAPR4 agora ou se lamente para sempre.
    Ate agora, só queda depois dessa noticia….
    😂😂😂😂😂
    Abraco
    Investidor mineiro

    Curtir

  4. Análise técnica é profecia autorrealizável, se uma grande quantidade de pessoas acreditarem e seguirem o que ela prega, ela irá funcionar por isso tanta propaganda, vídeo, livro e curso. O mesmo acontece com análise de múltiplos fundamentalistas (P/L, P/VPA, etc). Muitos analista, investidor e gestor seguem esses múltiplos e compram e vendem com base neles. Análise técnica tem menos impacto porque quem movimenta muito dinheiro(quem cria as tendências) não costuma seguir ela. Abs!

    Curtir

    1. Eu concordo que é uma profecia que se confirma se muita gente seguir, mas não concordo que é por isso que existe tanta propaganda.
      Minha opinião é que a análise técnica seduz muito melhor o investidor desavisado que acha que pode ficar rico da noite para o dia e, por isso, vende tanto.
      Além disso, as corretoras tem total interesse em que seus cliente façam o máximo possível de operações e essa metodologia é a maneira de incentivá-los a isso.

      Abraço.

      Curtido por 1 pessoa

  5. Ainda bem que eu entrei no mercado financeiro de forma consciente e mais informado, através de leituras. Só tenho uma noção do que vem a ser Análise Técnica, mas isso já me basta. Prefiro prosseguir com a Análise Fundametalista mesmo.

    Abraços.

    Curtir

  6. Desde adolescente, sempre associei o mercado de ações, bolsa de valores com a análise técnica: seus gráficos, desenhos, tendências, padrões.

    Confesso que acabei entrando neste mundo de investimentos em ações, por meio da A.T. Por ter formação acadêmica na área de exatas, achei que seria o cara ideal e que conseguiria me sair bem.

    Mas não durou muito tempo. Não por ter perdido dinheiro, pois no fundo, apenas troquei miúdos, 6 por meia dúzia. Desisti desse caminho pelo alto tempo consumido, stress gerado e a certeza posteriormente que não seria feliz e/ou construiria um patrimônio desse jeito.

    Hoje me sinto mais feliz lendo alguns relatórios de empresas, escolhendo alguns fundamentos e abrindo o HB uma vez por mês ou a cada 3 meses e pronto… O estilo fundamentalista foi mais interessante pra mim.

    Abraços!

    Curtir

    1. Minha história é parecida: entrei no mercado em 2007 acreditando piamente em análise técnica.
      Umas das minhas primeiras operações foi a compra de opções de compra de Vale quando o preço dela formou um ombro-cabeça-ombro. Virou pó.
      Depois mais algumas operações, algumas bem sucedidas, outra mal.
      Até que desisti. Como você disse, é muito stress, muita corretagem e muito tempo gasto e pouco resultado.

      Hoje, tenho bem claro que, apesar do menor glamour da estratégia fundamentalista, ela é mais eficiente e mais lucrativa.

      Abraço.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta