Pelo quinto mês consecutivo, ficamos à frente do Ibovespa e garantimos um rendimento no ano de 37,4% contra apenas 4,1% do índice

carteira kb x ibovespa - maio 2017.png

O mês de maio foi de turbulência no cenário político e, consequentemente, na economia. Após as denúncias dos executivos da JBS de que o presidente Michel Temer teria dado aval para a compra do silêncio do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, o valor de diversas ações despencou. Não à toa, o Ibovespa teve um rendimento negativo de 4,12%, enquanto a Carteira KB atingiu uma valorização de 3,81%, considerando dividendos.

A diferença de resultados é ainda maior se considerarmos o acumulado do ano: os nossos ativos somam um ganho de 37,4% – quase dez vezes maior que o Ibovespa.

O grande destaque do mês foi a Unipar Carbocloro – empresa do setor químico – que registrou uma valorização de 30,1%, considerando os dividendos pagos.  Na sequência, as ações que tiveram o maior rendimento foram Qualicorp, Grendene e Grazziotin, com 26,2%, 8,0% e 5,9%, respectivamente.

Alguns ativos tiveram queda por conta do cenário nebuloso. Entre eles, a empresa do setor de incorporação, venda e construção de imóveis, EZTEC, com perda de 12,5% de seu valor, seguida de Smiles – com 8,7% – e CSU – com 6,7%.

carteira kb detalhada - maio 2017.png

Dividendos

dividendgrowth

Os investidores que aguardavam a enxurrada de dividendos prevista para esse mês podem comemorar. As empresas Taesa, Unipar, Qualicorp e CSU pagaram seus acionistas, conforme esperado. Sendo que a Grendene já distribuiu a segunda parcela de seus resultados. Os proventos que recebemos foram aplicados nas próprias companhias.  

Considerando os dividendos reinvestidos, esta é a atual Carteira KB:

carteira kb - maio 2017.png

Você pode conferir os fechamentos mensais anteriores abaixo:

Carteira KB – Janeiro de 2017

Carteira KB – Fevereiro de 2017

Carteira KB – Março de 2017 

Carteira KB – Abril de 2017

22 pensamentos

    1. Oi Charlito,

      A Unipar tem a UNIP3 – a ação ordinária – e as preferenciais UNIP5 e UNIP6.
      A princípio sempre tento comprar a ação ordinária, mas um dos critérios que utilizo para a escolher a ação é o volume mínimo diário de negociação de R$ 50.000,00. Só a UNIP6 atende esse critério.

      Abraço.

      Curtir

    1. Obrigado Mazoboy!

      Eu tenho IVVB11 na minha carteira, mas não publico no site junto com a Carteira KB de ações brasileiras para não ficar sem benchmark.
      A carteira é diretamente comparável ao Ibovespa, índice de Small Caps (SMLL), IBrX, entre outros. Se eu colocasse o IVVB11 junto, não seria justo fazer a comparação.

      Abraço.

      Curtir

    1. Oi Bruno,

      Claro. Você pode comprar as mesmas ações da Carteira KB. A decisão é sua.

      Em geral, faço a atualização da carteira no fim do mês. Até agora, apenas uma vez troquei uma ação no meio do mês (quando vendi Comgás e comprei Ferbasa).

      Para receber todas as atualizações da carteira e nossos outros artigos, basta você assinar a Newsletter KB. É o botão vermelho no lado direito do site.
      Assim que postarmos algo novo, você receberá no seu e-mail.

      Abraço.

      Curtir

    1. Oi Seu Zé,

      Hoje, eu considero que as dez ações da Carteira KB são as melhores para formar uma carteira diversificada visando o longo prazo. Tanto que estas são as ações que possuo.
      Quanto a qual será o rendimento no futuro, é impossível dizer com certeza.

      Abraço.

      Curtir

      1. Sempre é bom ter alguma empresa que segue a tendência do dólar, fica mais equilibrada, e o preço também estava muito barato, antes do dia #18demaio. Agora acho que já está até esticado demais.
        Curti o comentário do Uó ali em cima… hehehe… rindo aqui.

        Abs,
        50segundos

        Curtir

Deixe uma resposta