O termo unit ganhou destaque na semana passada por conta do leilão realizado pela Cemig (Companhia Elétrica de Minas Gerais) para vender 34 milhões de units da transmissora de energia Taesa. O programa foi um sucesso e a empresa levantou R$ 771,88 milhões na negociação que deverão ser utilizados pela estatal mineira para honrar compromissos financeiros.
Nesta quarta-feira (29), foi a vez do governo paranaense converter suas ações da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) em units. De acordo com a empresa, nos dois primeiros períodos – em que foram convertidos os ativos dos acionistas não controladores – a adesão foi de 52,8%.
A decisão dessas empresas fez com que nossos leitores nos questionassem: o que é unit? Vale a pena comprar? Por que a empresa faz isso?
Unit ou certificado de ações é um pacote composto por ativos de mais de uma classe de valores mobiliários. O que significa que ações ordinárias (ON) – aquelas que dão direito a voto nas tomadas de decisões da empresa – preferenciais (PN) – não dão direito a voto, mas garantem a preferência ao acionista no recebimento de dividendos – e bônus de subscrição – ativos que dão o direito de subscrever o capital da companhia – podem ser negociadas em conjunto.
Normalmente, a intenção principal das empresas para a criação das units é aumentar a liquidez das ações ordinárias detidas pelo controlador. No caso da Sanepar, o governo do Estado do Paraná pretendia utilizar os certificados para vender parte das ações ordinárias detidas e reforçar o caixa estadual.
De acordo com a lista disponibilizada no site da B3, das 12 empresas que negociam através de units, seis delas oferecem um pacote com uma ação ON e duas ações PN, outras quatro compram e vendem com quatro PN para cada ordinária e uma delas negocia sob a relação um para um. Por fim, ainda temos uma companhia que oferta um pacote de BDRs (Brazilian Depositary Receipt), com uma BDR A e uma BDR B.
O código utilizado pelas units possui quatro letras e o número 11. As da Taesa foram negociadas como TAEE11 e as da Sanepar como SAPR11.
Veja o vídeo abaixo:
Muito legal o post. Ultimamente foi muito falado sobre a UNIT da Sanepar. Parece que a estreia não foi das melhores na bovespa.
CurtirCurtir
De fato, já foram mais de 10% de queda para a SAPR11 desde a entrada na bolsa.
Mas a bolsa como um todo também caiu.
Abraço.
CurtirCurtir
Bem interessante o post. Muitas pessoas não sabem sobre isso. Uma questão interessante é a discussão sobre a aplicação ou não da isenção de 20mil por mês para units. Para mim ela se aplica, mas há quem diga que não.
CurtirCurtir
Apenas para especificar: Isenção de Imposto de Renda na venda com lucro.
CurtirCurtir
Obrigado Ricardo!
As units também têm isenção de imposto de renda para vendas de até R$ 20 mil no mês.
Nesse link do site da B3, eles citam a isenção para as units:
http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/listados-a-vista-e-derivativos/renda-variavel/certificado-de-deposito-de-acoes-units.htm
Abraço.
CurtirCurtir