E por que isso é menos importante do que parece?

O ano de 2017 foi positivo para a EZTEC.  A venda da EZ Tower – segunda torre de seu mais ambicioso projeto –  por R$ 650 milhões representou 75% das vendas líquidas acumuladas no período. O que foi essencial para que a incorporadora alcançasse o lucro líquido de R$ 361 milhões. 

O resultado representou um crescimento de 55% em relação a 2016. No entanto, a alta não deve se repetir neste ano. Com a entrega da maioria dos empreendimentos, a tendência é que o lucro líquido da EZTEC caia vertiginosamente mesmo com o lançamento de novas unidades.

Veja no gráfico que a incorporadora deverá entregar poucas unidades neste ano:

Eztec - fim do ciclo de entregas.png

Você deve estar se perguntando: e se os novos empreendimentos forem um sucesso? Mesmo assim o lucro líquido será menor?

Sim! Isso é resultado do POC (percentual de execução ou percentual de conclusão de cada empreendimento) – regime de apuração de lucros a que estão sujeitas as empresas do setor da construção civil.

De acordo com essa metodologia, as receitas de vendas são incorporadas ao resultado à medida em que a construção avança, uma vez que a transferência de riscos e benefícios ocorre de forma contínua.

O método POC utiliza a razão do custo incorrido em relação ao custo total orçado dos respectivos empreendimentos. Já a receita é apurada multiplicando-se este percentual (POC) pelas vendas contratadas.

Trocando em miúdos, mesmo que o lançamento do novo prédio seja um sucesso, o lucro só será contabilizado conforme o empreendimento for construído.

Os apartamentos de médio e alto padrão – o carro-chefe da EZTEC – levam em média mais de três anos para serem construídos e, portanto, o mesmo tempo para a apuração do lucro.

Eztec - evolução da obra médio-alto padrão

Mesmo que a companhia lance e venda o valor máximo divulgado em seu guidance para 2018, pouco lucro será auferido neste ano. Isso porque menos de 10% do total da construção é concluída no primeiro ano de trabalho.

Eztec - Guidance 2018.png

Sem grandes receitas para contabilizar e com a queda da taxa de juros, que diminui os rendimentos do caixa da companhia, a EZTEC não tem alternativas para alcançar um resultado expressivo neste ano.

No entanto, pouco importa lucro líquido baixo em 2018. O essencial é verificar o sucesso dos novos lançamentos e as margens a apropriar destes empreendimentos.

Se as altas margens da empresa se mantiverem e os novos lançamentos tiverem êxito, teremos um sinal de um futuro promissor para a companhia.

Neste cenário, se as ações da EZTEC desvalorizarem consideravelmente com a queda do lucro, EZTC3 passará a ser uma boa oportunidade de investimento de longo prazo.

 

30 pensamentos

    1. Obrigado Carlos!

      A Trisul vive uma fase diferente da EZTEC. Ela vendeu com sucesso alguns lançamentos e tem bastante imóvel para entregar nos próximos trimestres. Então, no caso dela, já podemos considerar um lucro a apropriar.
      A desvantagem dela é a mesma das outras empresas do setor: as margens no negócio são bem mais baixas. Só a EZTEC opera com margens tão altas.

      Abraço.

      Curtir

  1. Fala KB, tudo bom? Era acionista da EZTec até um tempo atrás, acabei desmontando a posição no papel para reforçar UNIP, justamente em função deste argumento já que meu PM era ligeiramente maior que da carteira KB (colocando mais risco na operação), que bom que vejo que estou tomando decisões sozinho que estão alinhadas com argumentos sólidos como os seus e de outros investidores mais experientes do mercado (acredito que para alguém com menos de 1 ano de prática no mercado isso seja ótimo), EZTec continua sendo uma ótima empresa e a melhor em seu setor na minha opinião, aparecendo dinheiro novo e ela ficando atrativa no preço, iniciarei de novo posição nela. Quanto a UNIPAR, concordas comigo que é uma das empresas mais descontadas e atrativas do setor de Small caps da Bolsa atualmente? Só vejo o preço das commodities produzidas por ela subirem, sua dívida sendo paga e seu caixa aumentando, a empresa está muito descontada ainda e com um futuro promissor. Um abraço KB e te agradeço por ter conhecido essas excelentes empresas através do seu blog!

    Curtir

    1. Obrigado GCN!

      Bom saber que o site tem influenciado positivamente.
      Eu concordo que a Unipar ainda tem potencial de valorização. Mesmo que o preço das commodities se estabilize
      num nível mais baixo, a empresa ainda tem ganhos de sinergias e cortes de custos para fazer que devem aumentar a lucratividade do negócio.
      E desconsiderando as melhoras que estão por vir, a empresa ainda está descontada considerando que opera praticamente em monopólio, abastece várias setores da indústria e tem a dívida sob controle.

      Abraço.

      Curtir

    1. Oi Diego,

      Parei de postar a Carteira KB porque ela estava sendo confundida com recomendação e não posso, pela
      legislação da CVM, fazer recomendações de compra ou venda sob risco de ter o site retirado do ar.
      Para não correr o risco de acontecer comigo o que já aconteceu com outros blogs, resolvi parar com a carteira e só escrever sobre estudos e opiniões sobre algumas ações.

      Abraço.

      Curtir

Deixe uma resposta