A proposta do KB é servir de espaço para debater, questionar, responder, propor e contrapor argumentos sobre investimentos. Por isso, dúvidas, sugestões e críticas são sempre bem-vindas!

95 pensamentos

  1. ola boa noite a kb investimentos,tenho uma carteira q começei em julho de 2017,ate o mes de maio,a carteira se valorizou,por volta de 53%,graças a unip 6,q tenho 800 açoes,mas este mes esta muito volatil,e ja houve uma queda de 10%,para reforço,comprei um pouco de suzb3,e mglu,na queda destes dias,gostaria de perguntar,se o indice bovespa continuar a cair,vc acha q podera se recuperar,depois das eleiçoes,se cair muito,talves nao venha a se recuperar,tao logo,ai penso que e hora de começar a desfazer as posiçoes,enquanto estou no lucro,o que acha disso,obrigado

    Curtir

    1. Olá Bruno/ colegas de blog, uma curiosidade. As ações do banco do nordeste está relativamente alta se comparada com outros bancos como o Itausa, Santander, e bradesco, mas o que me chama a atenção é o LPA da empresa, eles estão pg 9 de LPA, parece interessante para aqueles que querem empresas que pagam bom dividendos.Apesar de n falar das dividas, nem indices como liq. Corrente. Oq vcs acham??

      Atenciosamente
      Wagner F. Medeiros

      Curtir

          1. O site Fundamentus não apresenta alguns dados (como Liquidez Corrente e endividamento) para os bancos.
            Para verificar isso, é necessário pegar as demonstrações contábeis nos sites de cada banco.
            Quanto ao LPA, eu não considero uma medida tão boa de lucro porque depende do número de ações da companhia. Quanto menor o número de ações, maior o LPA.
            Prefiro usar como medida de lucratividade, o ROE ou a margem líquida.

            Abraço.

            Curtir

            1. Ola bruno, td bem??
              A sua carteira não teve mudanças ainda neh? A respeitos da valoriação ou desvalorizacão das açoes ainda não foram divulgados. neh. Desde já agradeço.

              Att.
              Wagner F. Medeiros

              Curtir

    2. Olá mestre Bruno, tudo bem?:??
      Percebi que não está mais publicando sua carteira, já tinha achado estranho, pois você publicava a cada trimestre. Você é muito bom no que faz, meus parabéns, todo o mérito é seu. Se você pudesse tirar o CNPI, poderia até mesmo cobrar o valor relativamente baixo de início.
      A Unipar voltou a subir.. Sobre o ouro?? O que vc acha?? Ainda mais agora pelo país, estar em momento conturbado com as Eleições, fique sabendo através de outro colega que o Ouro(financeiro) seria interessante caso o Governante queira congelar as contas futuramente… ou mesmo o governo não pode controlar o preço do ouro. O que me diz sobre isso?:?

      Desde já agradeço,

      Wagner F. Medeiros

      Curtir

      1. Obrigado Wagner!

        Períodos de incerteza no mercado brasileiro são, em geral, acompanhados de venda de ações e compra de dólares pelos investidores estrangeiros.
        Por isso, eu considero que uma boa proteção contra a volatilidade no período eleitoral é comprar dólares.
        Quanto ao ouro, de fato, o preço é definido no mercado internacional, mas ele costuma ser uma alternativa interessante em períodos de crise financeira mundial. Não considero esta a melhor opção para se proteger do risco das eleições no Brasil.

        Abraço

        Curtir

    3. Oi Daime Fausto,

      Eu sempre penso em ações visando o longo prazo. Se o preço das ações caem, deveria ser uma oportunidade para comprar mais ações.
      É praticamente impossível prever a direção do índice Ibovespa no curto prazo. Acredito que a volatilidade deve diminuir depois das eleições.

      Abraço.

      Curtir

    4. Ola Bruno td bem?
      Estava olhando meus investimentos em renda fixa, no longo prazo, pre fixado, vi q a rentabilidade desse investimento esta negativo, em – 2,75. Qr saber se tem uma explicação???
      Obg desde ja.
      Abs..

      Curtir

      1. Oi, tudo certo.

        Provavelmente, você tem Tesouro IPCA ou Tesouro Prefixado, que tem seu preço dado pelos pagamentos futuros descontados por uma taxa. Em momento de aumento de incerteza, como nesse mês, a tendência é que essa taxa de desconto aumente. Por causa disso, o preço dos títulos cai e a rentabilidade fica negativa.
        Não tenho como afirmar porque não sei quais investimentos em renda fixa você tem, mas essa é uma hipótese bem provável.

        Abraço.

        Curtir

        1. Bom dia mestre bruno, então estou com uma dúvida, eu comprei recentemente ações da Taurus, por conta da eleição, e a corretora me mandou email, avisando q precisa subscrever, pagando uma taxa de 0,20 + 4,00 por exemplo. Isso é possível?? Acredito que tenha agido por impulso pois nem analisei os indices, parece q a empresa tem dívidas, e os acionistas precisam pagar esse bonus, para poder pagar as dívidas da empresa e tipo um período minimo para ficar com as ações, tipo 04/2019. O bom é que as ações se valorizaram bem. Oq você me diz??? Oq faria em meu lugar já que não pode indicar essa ou aquela ação. Desde já agradeço pela atenção.

          Atencioosamente,
          Wagner F. Medeiros

          Curtir

          1. Oi Wagner,

            O preço da ação da Taurus subiu por causa do aumento das chances de vitória do Bolsonaro para o governo.
            A empresa tem uma dívida de R$ 800 milhões. Maior que o seu próprio valor de mercado. O patrimônio líquido é negativo.
            Enfim, eu não compraria uma ação dessa. Prefiro adotar uma postura mais conservadora na bolsa.
            Mas, se tivesse comprado e obtido lucros (como você), venderia imediatamente.

            Abraço.

            Curtir

  2. Bom dia, KB!
    Cara, hoje me deparei com uma situação diferente, que gostaria de dividir e ouvir sua ideia.
    Gosto muito de usar RSI para pautar minhas compras.
    Analisando a PETR4 hoje, vi que ela está sobrecomprada no gráfico mensal, mas no diário não.
    Normalmente o que ocorre é o inverso. A ação vai ficando sobrecomprada primeiro no diário, depois semanal e assim por diante.
    Como vc interpreta esta situação? Isso é bom sinal?
    Agradeço a atenção
    Um abraço
    Mauro

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ola bruno tudo bem?? Por que os.bancos não falam da suas dìvidas??? e nem liquidez corrente(indice importante) a divida pelo fato deles realmente n terem.dividas???
      Obg e desde ja agradeço pela atençao.

      Att.
      Wagner Medeiros

      Curtir

      1. Oi Wagner,

        Não entendi muito bem a pergunta. Você quer saber por que os bancos não divulgam quais dívidas? Os depósitos dos correntistas são considerados passivos do banco e são divulgados no balanço patrimonial de cada banco.
        O índice de liquidez corrente talvez não seja divulgado diretamente no release dos bancos, mas muitas empresas também não divulgam. Uma possibilidade seria calcular manualmente para cada banco.

        Abraço.

        Curtir

  3. acompanho e um o otimo site de investimentos,gostaria de saber como achar açoes bem descontadas,para investir,qual e o multiplos para saber se uma açao esta com preço bem descontado ou nao,e tambem como fazer o calculo de rendimento de uma carteira com 13 açoes,desde ja agradeço

    Curtir

    1. Oi Daime Fausto,

      Não existe uma fórmula fechada para encontrar ações descontadas. Em geral, é necessário olhar tanto os múltiplos da empresa, quanto os aspectos qualitativos e as perspectivas da empresa e do setor.
      Sobre os múltiplos que considero importante, escrevi três textos a respeito aqui no site:
      https://kbinvestimentos.com.br/2016/11/12/montando-uma-carteira-de-acoes-fundamentalista-parte-1-dividendos/
      https://kbinvestimentos.com.br/2016/11/29/montando-uma-carteira-de-acoes-fundamentalista-parte-2-margem-liquida/
      https://kbinvestimentos.com.br/2017/03/28/montando-uma-carteira-fundamentalista-parte-3-precolucro/

      Sobre calcular o rendimento de uma carteira, você pode baixar nesse site uma planilha que realiza os cálculos automaticamente pelo sistema de cotas:
      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/08/atualizacao-da-planilha-de-rendimentos.html

      Abraço.

      Curtir

  4. ola gosto muito do site kb investimentos,fico curioso em saber se e um clube de investimento,se eu por ex copiar sua carteira,nos preços que estao agora posso replicar sua performance ou devemos esperar uma queda acentuada da bolsa para comprar,comecei minha carteira em outubro,tenho algumas das açoes,da carteira kb,

    Curtir

    1. O KB Investimentos é um site para debater assuntos relacionados a finanças. Não somos um clube de investimento.
      Não procuro acertar o timing do mercado para decidir quando comprar as ações. A meta da Carteira KB sempre foi procurar as ações mais descontadas e com maior potencial de valorização independentemente do nível da bolsa.
      Quanto a replicar as ações em sua carteira pessoal, não há nenhum impedimento. Só lembrando que não fazemos recomendação de compra ou venda de ações. Apenas emitimos opinião próprias.

      Abraço.

      Curtir

          1. Obg Kb, Feliz Ano Novo, com mta paz, saúde e felicidades para vc e sua famíla.
            Você sabe dizer sobre fundos imobiliários??? E ouço muito falar em viver de dividendos, o que seria exatamente isso?? Tipo compro ações de determinada empresa,e fico ganhando os dividendos da mesma??
            Obg, desde já pelos esclarecimentos.,

            Grande abraço.

            Curtir

            1. Feliz Ano Novo Wagner!

              É isso mesmo: viver de dividendos é usar os proventos recebidos para bancar seus custos.
              Não tenho conhecimentos suficientes para opinar sobre fundos imobiliários. Considero que, assim como ações, é preciso uma a uma, caso a caso.
              Se fosse investir, consideraria começar por fundos de fundos. Ou seja, fundos imobiliários que compram cotas de outros fundos.

              Abraço.

              Curtir

                1. Por nada, Bruno,
                  Gostaria de saber sua opinião sobre investir em fundos de investimentos????
                  E se voce não tivesse mto dinheiro, e é meio receoso em relação ao mercado financeiro (ações) e se você pudesse investir em uma das ações que você recomenda por ex, UNIPAR, o preço está razoável, (16,00), vc investiria?? (tipo R$ 1.000) apesar que você um dia falou para mim que seria interessante comprar pelo menos 100 cotas de ações. Outra pergunta, existe algum fundo que investe em algumas empresas que você recomenda??? Pq na verdade essa carteira ela é fictícia, correto.

                  Desde já agradeço.
                  Gde abraço.

                  Curtir

    1. Sobre comprar ações, você pode usar o mercado fracionário para comprar menos do que um lote padrão de 100 ações. Neste texto, eu falo sobre isso:
      https://kbinvestimentos.com.br/2017/06/22/vale-a-pena-comprar-acoes-no-mercado-fracionario/
      Sobre a Unipar, eu não posso fazer recomendação de compra de ativos mobiliários porque não sou autorizado para tal pela CVM. Mas a Unipar foi uma que escolhi para compor a minha carteira.
      Sobre os fundos de investimentos, eu não utilizo nem estudo o assunto.
      Se você quiser saber quais ativos um fundo de investimentos tem, você pode acessar na CVM:
      http://sistemas.cvm.gov.br/?fundosreg

      Abraço.

      Curtir

          1. Você pode ter quantas corretoras quiser Wagner. Basicamente é como ter várias contas em vários bancos.
            Sim. As taxas para renda fixa e renda variável são bem diferentes entre as corretoras.
            Algumas corretoras isentam o investidor de taxa de custódia para Tesouro Direto.

            Abraço.

            Curtir

                1. ola. Bruno td bem???
                  Ah,.blz.. de qq forma obg. E em relaçao a day trader?? Precisa ter mta grana?? Pq vc deve ser tipo comprat uma açao as 8, e de repente, vende la as 15 ou 16 hrs por um preço melhor. Será q é mto artiscado??
                  Desde ja agradeço.

                  Curtir

              1. Ola, bruno, entao n fui claro, quis dizer que nas corretoras existe varios tipos de contrato, eu qr saber qual deles se referem a compra de ações???? Seja no mercado fracionario ou nao.
                Uma outra pergunta é se fpr comprar ações eu posso agendar?? ou tenho que comprar no período de funcionamento da ibovespa?? (home broker) Desulpa minha ignorância.

                Ass Wagner F. Medeiros

                Curtir

                1. Não existe ignorância em perguntar o que não se sabe. Ignorância é não saber e não pesquisar nem perguntar.
                  Existem mais de 400 ações negociadas na bolsa. A lista com os códigos de negociação das ações da empresa você encontra aqui:
                  http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/listados-a-vista-e-derivativos/renda-variavel/empresas-listadas.htm
                  Digite o nome da empresa e depois em código de negociação.

                  Para o mercado fracionário, você precisa adicionar um “F” no final do código.
                  Exemplo: Vale é negociada sob o código VALE3. No mercado fracionário, é negociada sob VALE3F

                  É possível sim deixar ordens agendadas para comprar e vender ações.

                  Abraço.

                  Curtir

  5. Olá, parabéns pelo desempenho, objetividade na comunicação e seu desprendimento com o próximo!!
    Estou disposto a começar me alinhar com sua carteira. A IRBR3 eu já tinha, penso em entrar em PRIO3 (porque foi a penúltima entrada sua), o que me diz, ainda está em tempo ou já subiu demais para uma entrada agora?? Se passou do momento, aceito sugestão de outra.
    Desejo-lhe sucesso sempre nos seus investimentos.
    Obrigado.

    Curtir

    1. Obrigado Alex!

      Apesar da alta recente da ação, considero que a PetroRio ainda tem bastante potencial de crescimento.
      Em 2017, após diminuir seus custos de produção, começou a apresentar lucros operacionais
      A empresa possui uma posição de caixa única e tem um plano de expansão através da compra de poços maduros, o que reduz os riscos. Assim, é natural esperar que os lucros dela aumentem nos próximos trimestres.

      Abraço.

      Curtir

      1. ola Bruno,.gostaria de saber, PetroRio, tem caído mto suas ações fora c essa notícia de robaram combustíveis de avião de um dos dutos, pode ser q caia ainda mais as ações???
        desde ja agradeço.

        Ass. Wagner

        Curtir

                1. Algumas ações estão caindo e outras subindo. É normal do mercado de renda variável. Não acho que esse mês esteja sendo especialmente ruim.
                  Acredito que algumas das maiores quedas no mês se deve aos resultados ruins divulgados por algumas empresas.

                  Abraço.

                  Curtir

    1. Hummmm entendi….As açoes da Unipar esse mes deu.uma.devalorizada, mas agr voltou a crescer e reverteu o mes. Fiquei.mto.feliz, pq eu comecei a.investir nela no.início.do.mes. Deixa eu.te fazer.uma pergunta, os.dividendos sao pgs uma vez por.mes?? cmo.funciona??? No.caso da Unipar?

      Ass. Wagner F..Medeiros

      Curtir

      1. Oi Wagner,

        Cada empresa tem sua dinâmica de pagamentos de dividendos. Algumas pagam anualmente, outras todo trimestre e outras através de dividendos extraordinários. Não há uma regra geral.
        Quando a empresa distribuir os proventos, o valor cai na sua conta na corretora.
        Cuidado com excesso de felicidade ou tristeza com variações de curto prazo no preço das ações. A ideia é que o investimento em ações seja uma tarefa de longo prazo.

        Abraço.

        Curtir

      1. Oi Mauro,

        Eu considero que a Qualicorp vem apresentado boa gestão, crescimento consistente dos lucros, com distribuição de dividendos. Tudo isso com caixa de quase R$ 1 bilhão.
        Não é uma ação barata, assim como não são as ações do setor de saúde, mas, por enquanto, pretendo mantê-la.

        Quanto à venda, sem dúvida é melhor vender a ação quando chega no topo. O problema é saber quando isso ocorre.
        Não utilizo análise técnica na tomada de decisões de investimentos.

        Abraço.

        Curtir

  6. Sensacional sua iniciativa e conteúdo, parabéns!!
    Me sinto seguro em ler uma opinião sua sobre alguns ativos.
    Tenho TRPL4 na minha carteira, apesar de ainda não estar assustado em vê-lo em queda, acredito que minha dúvida, deve ser também a de muitos, neste cenário de privatizações do setor de energia elétrica, qual cenário seria favorável, ou seja, como interpretar o impacto de uma privatização no setor, assim como os leilões do petróleo?

    Outro papel que me atenta é o BPAN4, no meu ver está muito barato, e como banco tendencialmente só cresce, guiado por uma nova gestão, tento imaginar sua retomada de mercado nos próximos anos, o que acha?

    Curtir

    1. Obrigado Alessandro!

      As condições da privatização e dos leilões mudam. Tem que analisar caso a caso para saber se será ou não benéfica para as empresas. Não tenho uma opinião a priori sobre o impacto.
      Quanto à BPAN4, eu não considero um investimento tranquilo, pois o banco não apresentou lucros consistentemente nos últimos anos, como vários bancos brasileiros.
      Não conheço a nova gestão da companhia, mas prefiro esperar alguns trimestres de bons resultados para começar a considerar investir neles.

      Abraço.

      Curtir

  7. Olá, eu sou novo em se tratando de bolsa de valores, na verdade um feto ainda, abri conta não tem nem um mês, e estou lendo muito sobre o assunto, foi onde encontrei seu site, e já lhe adianto os parabéns pela carteira, este mês de outubro, as carteiras da Rico, Toro, fecharam negativas, e a sua não, muito bom, já é uma boa referência, pois minha intenção na bolsa e comprar ações que pagam dividendos para futura aposentadoria, mas, acho que as ações estão com preços muito elevados, para entrar agora, visando longo prazo, vou esperar baixar um pouco, o que acha?

    Curtir

    1. Oi Alexandre,

      Se a intenção é investir em ações visando o longo prazo, eu começaria investindo com uma pequena parcela do valor total. O processo de aprendizagem envolve tentativa e erro.
      Eu acho mais provável que a bolsa caia nos próximos meses por conta das eleições, mas não tento acertar o timing do mercado.
      Existe uma passagem famosa do livro O Investidor Inteligente que após toda uma explanação ele conclui que o mercado norte-americano está muito caro. Após isso, a bolsa disparou. Nem grandes investidores acertam a tendência do mercado consistentemente.

      Abraço.

      Curtir

  8. Quero falar que as recomendações são excelentes, Parabéns. como vocês ou você pretende ficar anônimo para um investidor recomenda que tipos de estudos, exemplo se eu fosse trilar o seu caminho o que me recomendaria estudar para analise das ações.

    muito obrigado

    Curtir

    1. Obrigado Elionaldo!

      Sobre livros de análise fundamentalista, os três que gosto muito são:
      O Jeito de Peter Lynch Investir, do Peter Lynch. Em inglês, One Up on Wall Street.
      Ações comuns, lucros incomuns, do Philip Fisher.
      E um que é considerado uma referência é O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham.

      Abraço.

      Curtir

    1. Obrigado Adriano!

      O motivo para não colocar Cielo na Carteira KB é a forte concorrência.
      Recentemente, a companhia revisou suas projeções:
      http://cielo.riweb.com.br/show.aspx?idMateria=wv9Z8FD51eUY113I4g6n7w==&IdCanal=2bfU24GPoaHSXY/SBJRv4g==
      Ou seja, segundo eles mesmos, a receita não deve subir.
      Com a concorrência crescente as margens de lucro também não devem subir.
      Se nem receita nem margem devem subir, não considero que vale a pena comprar a ação.

      Abraço.

      Curtir

  9. Bom dia.
    Estou lendo todos os seus artigos e gostando muito.
    No post sobre o “seguro” IVVB11 pesquisei e vi que ele “segurou a onda” no dia 18/5 subindo 8,5% no dia seguinte. Sua observação quanto a termos esse ativo na carteira me pareceu bastante pertinente. Gostaria de saber se (como proteção) tivermos 50% dela em carteira seria uma boa ideia?

    Curtir

    1. Oi Eduardo,

      De fato, no dia da delação o IVVB11 disparou!
      No artigo que fiz sobre esta ETF mostrei que uma carteira com 50% de Ibovespa e 50% de IVVB11 rendeu mais do o Ibovespa sozinho e com pouco mais da metade da volatilidade (uma medida de risco). Isso para um período de 17 anos.
      Então, considero que o IVVB11 é uma boa proteção para a carteira de ações no longo prazo. A tendência é que quanto maior a participação da ETF na sua carteira, maior a proteção.
      A proporção exata depende do nível de risco que cada investidor está disposto a correr.

      Abraço.

      Curtir

    1. Obrigado Marcos!

      Não invisto no mercado internacional.
      Considero promissor e fascinante o fato de mais de 10 mil ações serem negociadas na bolsa norte-americana, mas não disponho de tempo para pesquisar e estudar as empresas.
      Por isso, prefiro me concentrar no mercado brasileiro.

      Abraço.

      Curtir

  10. Bom dia.
    Conheci você e seu site através do webinar com o Daniel Nigri. Gostei muito de sua carteira, parabéns! Sou investidor desde o inicio deste ano e estou receoso quanto à performance da bolsa perante a proximidade das eleições. Estou considerando a possibilidade de zerar minha carteira no final do ano ou no início do ano que vem como forma de prevenção até a definição das eleições. O que você acha?

    Curtir

    1. Obrigado Carlos!

      Não tenho (ainda) a certificação CNPI exigida pela CVM. Então, não faço e nem posso fazer recomendações de ações. Neste site, eu exponho minhas opiniões e tento gerar o debate entre investidores.

      Não confio muito nessa coisa de preço teto. O preço teto das ações com Meirelles presidente vai ser totalmente diferente do preço teto com Ciro Gomes presidente. Acho mais razoável falar em quais ações estão mais caras e mais baratas em relação ao preço justo.

      Abraço.

      Curtir

      1. Obrigado por responder.
        Eu só tem duas ações na minha carteira que coincidem com a tua (itsa4 e fesa4) pretendo aos poucos vender e substituir pelas ações da carteira kb.
        Eu só tenho 6 meses de bolsa e minha carteira é um lixo, ainda não tenho uma estratégia definida.
        Me dá uma força! Qual posso comprar amanhã mesmo? Para começar a me alinhar.
        Abraços

        Curtir

  11. Olá, foi com grande satisfação que encontrei o site da KB Investimentos .Estou analisando a entrada em FESA4 ,A minha dúvida é em relação ao baixo ROIC (8,2 % ) e , também um ROE ( 9,6% ) .Vi que Ferbasa faz parte da carteira de vocês. A minha pergunta: este é o momento para entrada ? Grato

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigado Sergio,

      Na minha opinião, a Ferbasa é negociada hoje a um bom preço. Preço/lucro bastante baixo, setor com forte barreira à entrada, dívida quase nula, com quase R$ 400 milhões em caixa.
      De fato, o ROE e o ROIC são medianos em relação às outras ações da bolsa, mas essa é uma característica desse setor.
      Uma vantagem adicional da empresa é que, como as receitas são dolarizadas, num cenário de stress em que a maioria das ações se desvaloriza com a alta do dólar, ela tende a ser um ativo de proteção na sua carteira.

      A entrevista que fizemos recentemente com a Ferbasa tem mais informações sobre a empresa:
      https://kbinvestimentos.com.br/kb-investimentos-entrevista-ferbasa/

      Abraço.

      Curtir

Deixe uma resposta