Aplicativo Caixa Econômica Federal- FGTS.
Aplicativo Caixa Econômica Federal- FGTS.

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quarta-feira (24) a medida provisória para permitir o saque das contas ativas e inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e do Fundo PIS (Programa de Integração Social).  O governo espera colocar na economia R$ 42 bilhões até o próximo ano.

As retiradas deverão começar a partir de setembro e o limite será de R$ 500 por conta. Além disso, a medida ainda cria a modalidade saque-aniversário para permitir saques anuais. A migração para esse modelo não é obrigatória, mas quem tiver interesse deverá comunicar, a partir de outubro, a decisão à Caixa Econômica.

O valor marca uma vitória das empresas de construção civil voltadas para o público de baixa renda, como Direcional, MRV e Tenda, que temiam que uma liberação maior de recursos pudesse afetar o setor.

De acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, essa medida é “uma alternativa de saque do FGTS a mais para o trabalhador”.  

O presidente Jair Bolsonaro elogiou a medida. “Estamos garantindo mais liberdade para o trabalhador. Ele decide o que fazer com o dinheiro. Com isso, estamos aumentando o salário sem onerar o empregador e melhorando a economia”, sinalizou.

Veja como consultar o seu saldo do FGTS

Para acessar o seu saldo do FGTS, você pode acessar o site da Caixa Econômica Federalos aplicativos disponíveis na App Store, Google Play ou Windows Store, por e-mail, SMS ou pessoalmente.

Os serviços de consulta exigem que você tenha uma senha de acesso. Para isso, é preciso saber seu número NIS (Número de Identificação Social), conhecido como PIS/PASEP – encontrado no Cartão Cidadão, na Carteira de Trabalho, extrato impresso do FGTS ou por meio de aplicativos de celular IOS e Adroid.

Anúncios

Deixe uma resposta