Começamos com o pé direito e superamos o Ibovespa por 2,6%

carteira-kb-x-ibov-jan-17

A Carteira KB superou com folga o Ibovespa ao registrar valorização de 9,98% contra 7,38% do índice. Quatro ações se destacaram e nos ajudaram a fechar bem o primeiro mês: CSU Cardsystem, Itaúsa, Ez Tec e Smiles. O primeiro ativo, por sinal, nos surpreendeu por ter uma alta de quase 50% em um único mês.

Os piores desempenhos da Carteira KB foram da Porto Seguro e da Ser Educacional, únicas que se desvalorizaram neste período.

Para o Ibovespa, o triunfo ficou por conta das ações preferenciais da Vale que tiveram alta de 31%. Ações ligadas a commodities em geral também apresentaram fortes altas.

carteira-detalhada-jan-17

Substituição

substituicao-ser-comgas

Resolvemos fazer uma substituição para o próximo mês: sai Ser Educacional (SEER3) e entra Comgás (CGAS5).

Utilizamos alguns critérios para fazer essa mudança e escolher a maior distribuidora de gás natural canalizado do Brasil para fazer parte da Carteira KB. Ao comparar os números das empresas, percebemos que a única vantagem clara da Ser é a dívida mais baixa em relação ao patrimônio líquido. No entanto, mesmo com uma dívida maior do que seu patrimônio, a Comgás tem em caixa quase a metade desse valor. Outro fator importante é a trajetória de queda da dívida líquida da nossa nova ação.

Considerando os outros indicadores utilizados para a formação da Carteira KB, a Comgás vence a adversária: menor preço/lucro, maior pagamento de dividendos, maior lucro sobre o patrimônio líquido e margem líquida apenas ligeiramente menor.

Com a substituição deste mês, esta é a atual Carteira KB:

Carteira KB - jan-17.png

Você pode conferir o artigo de criação da Carteira KB aqui.

Anúncios