Carteira KB – Fevereiro de 2017

O carnaval rendeu: Carteira KB dobra o retorno do Ibovespa no ano

carteira-kb-x-ibov-fev-17

Em fevereiro, mais uma vez, a Carteira KB venceu com tranquilidade o Ibovespa. Registramos valorização de 10,99% contra 3,38% do índice no mês.

No acumulado do ano, a Carteira KB rendeu 22,06%, enquanto o Ibovespa obteve pouco menos do que a metade: 10,69%.

Novamente, o grande destaque da carteira foi a CSU Cardsystem, com valorização de mais 35,2%. Nestes primeiros dois meses do ano, a ação da empresa – CARD3 – mais do que dobrou de preço!

Os ativos da Itaúsa e Smiles também tiveram valorizações expressivas de dois dígitos. A ação da Porto Seguro, que havia se desvalorizado em janeiro, se recuperou bem e teve aumento de 10%. Nenhuma ação da Carteira KB registrou queda em fevereiro.

Entre as principais ações da bolsa brasileira, o destaque foi a valorização do papel de maior peso no índice – ITUB4. As ações do Itaú valorizaram-se 7,49%.

Carteira detalhada - fev-17.png

Substituição

substituicao-qualicorp-porto-seguro

Para o próximo mês, faremos uma substituição: sai Porto Seguro (PSSA3) e entra Qualicorp (QUAL3).

Como mostramos neste artigo, a meta da Porto Seguro é aumentar por volta de 9% o lucro líquido em 2017. Entretanto, como apontaram o presidente e os diretores, será preciso aumentar consideravelmente as margens operacionais para compensar a queda do lucro financeiro, que ocorrerá por conta da redução da Selic.

Diante da difícil meta, optamos por vender a participação na Porto e comprar ações de uma das líderes no Brasil na administração, gestão e vendas de planos de saúde coletivos, empresariais e coletivos por adesão – a Qualicorp.

Comparando os números das empresas, a única vantagem evidente da Porto Seguro é o menor preço sobre lucro, o que indica ação mais barata. No entanto, o P/L mais alto da firma de saúde é compensado pelo maior crescimento das receitas e lucros – em apenas três anos, sua receita líquida dobrou.

Nos outros quesitos avaliados para a composição da Carteira KB, a Qualicorp supera a concorrente: maior pagamento de dividendos e maiores lucro sobre o patrimônio líquido e margem líquida.

Com a substituição deste mês, esta é a atual Carteira KB:

Carteira KB - fev-17.png

Você pode conferir o fechamento do mês de janeiro aqui.

A Carteira KB foi criada a partir deste artigo.