Mercados financeiros sinalizam para recuo da inflação neste ano

O mercado financeiro prevê recuo da inflação neste ano. De acordo com o relatório de mercado – Focus – divulgado nesta segunda-feira (28) pelo Banco Central, a estimativa para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é de 6,72%. Na semana passada, o indicador estava em 6,80%. A projeção atual se aproxima do teto da meta de inflação para este ano de 6,5%.

 A redução esperada do IPCA é reflexo de dois fatores:

  1.  O IPCA-15 de novembro, divulgado nesta quinta-feira (24), de apenas 0,26%. Abaixo do esperado pelo mercado e o menor valor desde 2007.
  2.  O agravamento da recessão. Conforme o relatório, o encolhimento do PIB (Produto Interno Bruto) esperado para este ano passou de 3,40%, na semana passada, para 3,49%.

O boletim Focus ainda sinaliza para um corte da taxa Selic na última reunião do ano de 0,25%. Assim, terminaríamos o ano com juros de 13,75% ao ano.

A expectativa dos economistas é que o Banco Central continue a política de cortes graduais de apenas 0,25% na taxa por conta da eleição de Donald Trump e a possível alta dos juros americanos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s