Em queda, inflação se aproxima da meta

Focus 09-01-17.png

Banco Central: “para este ano a minha meta é 4,5%”. E, pelas expectativas dos economistas do mercado financeiro, o índice será alcançado. Os dados divulgados nesta segunda-feira (9) no boletim Focus sinalizam para uma redução da inflação de 4,87% para 4,81% neste ano.

A princípio, a queda esperada na inflação pode ser vista como boa notícia. O índice alto diminui rapidamente o poder de compra dos salários.

Por outro lado, esse dado reflete o agravamento da crise com a queda do consumo e do investimento. Não à toa, os analistas consultados semanalmente pelo Banco Central mantiveram as projeções de aumento de 0,50% do PIB (Produto Interno Bruto), mesmo índice da semana passada.

As mudanças na política de concessão de crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social), anunciadas na última quinta-feira (5) e consideradas positivas pelo mercado, contribuíram para estacionar a queda das expectativas do PIB. Destacamos:

  • Oferecimento de crédito para capital de giro diretamente às empresas. Com a redução de oferta de financiamento do sistema bancário, tal medida deve aliviar o caixa das empresas;
  • Horizontalizar a concessão de crédito, ao invés de privilegiar setores específicos. É o fim da política de “campeões nacionais”;
  • Estabelecimento de metas, como aumento da produtividade ou geração de emprego, antes do financiamento de cada projeto. O banco terá que reportar o impacto de suas ações para a sociedade.

Juros Selic

Nesta quarta-feira (11), o BC anunciará a decisão sobre a taxa básica de juros – Selic. As expectativas do mercado se dividem entre queda de 0,5% ou de 0,75%.

Acreditamos que o Banco Central será mais conservador (-0,5%), dado que as expectativas de inflação, apesar de continuarem caindo, ainda estão acima da meta para 2017. Veremos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s