Surpresa: Banco Central reduz juros a 13%

corte-de-juros

Por decisão unânime, o Banco Central (BC) reduziu nesta quarta-feira a taxa Selic de 13,75% para 13% ao ano.  O comunicado divulgado pelo Copom (Comitê de Política Monetária) cita “evidências de que o processo de desinflação mais difundida tenha atingido também componentes mais sensíveis à política monetária e ao ciclo econômico” para cortar os juros em 0,75% e surpreender os que esperavam uma decisão mais conservadora.

Apesar da projeção do mercado, divulgada nesta segunda-feira (9) pela pesquisa Focus, apontar que a expectativa de inflação para este ano é de 4,81% – portanto ainda acima do centro da meta 4,5% -, a instituição cortou agressivamente a taxa.

A decisão tomada pelo Banco Central foi contrária às nossas previsões e surpreendeu a maioria do mercado. Seria esse o primeiro sinal de que o BC não aguentou as pressões – conforme mostramos no comentário sobre a última ata divulgada no ano passado –  e não é assim tão independente?

A situação fica evidente quando o comunicado diz que “no âmbito externo, o cenário ainda é bastante incerto”.  A eleição de Donald Trump nos Estados Unidos é um desses fatores. As ações prometidas pelo novo presidente podem valorizar o dólar e, consequentemente, subir a inflação.

O aumento do funcionalismo público – anunciado recentemente –  vai na direção contrária à necessária para conter os gastos do país. Além disso, as incertezas sobre a reforma da previdência permanecem e, mesmo se aprovada, o Congresso sinaliza que apresentará emendas que tendem a diminuir a economia gerada com o projeto.

O Banco Central bem que tentou, mas cedeu às pressões por aumentos mais fortes na taxa básica de juros. A decisão de hoje torna mais difícil o alcance do centro da meta de inflação de 4,5% estabelecida pelo governo.

 

 

Anúncios

4 comentários sobre “Surpresa: Banco Central reduz juros a 13%

  1. Marcelo Barbarossa 12 de janeiro de 2017 / 06:59

    Na verdade a diminuição de 75 pontos já tinha sido vazada, todo mundo no mercado financeiro já esperava que essa diminuição ocorresse.

    Abraços!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s