corte-de-juros

Por decisão unânime, o Banco Central (BC) reduziu nesta quarta-feira a taxa Selic de 13,75% para 13% ao ano.  O comunicado divulgado pelo Copom (Comitê de Política Monetária) cita “evidências de que o processo de desinflação mais difundida tenha atingido também componentes mais sensíveis à política monetária e ao ciclo econômico” para cortar os juros em 0,75% e surpreender os que esperavam uma decisão mais conservadora.

Apesar da projeção do mercado, divulgada nesta segunda-feira (9) pela pesquisa Focus, apontar que a expectativa de inflação para este ano é de 4,81% – portanto ainda acima do centro da meta 4,5% -, a instituição cortou agressivamente a taxa.

A decisão tomada pelo Banco Central foi contrária às nossas previsões e surpreendeu a maioria do mercado. Seria esse o primeiro sinal de que o BC não aguentou as pressões – conforme mostramos no comentário sobre a última ata divulgada no ano passado –  e não é assim tão independente?

A situação fica evidente quando o comunicado diz que “no âmbito externo, o cenário ainda é bastante incerto”.  A eleição de Donald Trump nos Estados Unidos é um desses fatores. As ações prometidas pelo novo presidente podem valorizar o dólar e, consequentemente, subir a inflação.

O aumento do funcionalismo público – anunciado recentemente –  vai na direção contrária à necessária para conter os gastos do país. Além disso, as incertezas sobre a reforma da previdência permanecem e, mesmo se aprovada, o Congresso sinaliza que apresentará emendas que tendem a diminuir a economia gerada com o projeto.

O Banco Central bem que tentou, mas cedeu às pressões por aumentos mais fortes na taxa básica de juros. A decisão de hoje torna mais difícil o alcance do centro da meta de inflação de 4,5% estabelecida pelo governo.

 

 

Anúncios

4 pensamentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s