Por decisão unânime, o Banco Central (BC) reduziu nesta quarta-feira a taxa Selic de 13,75% para 13% ao ano. O comunicado divulgado pelo Copom (Comitê de Política Monetária) cita “evidências de que o processo de desinflação mais difundida tenha atingido também componentes mais sensíveis à política monetária e ao ciclo econômico” para cortar os juros em 0,75% e surpreender os que esperavam uma decisão mais conservadora.
Apesar da projeção do mercado, divulgada nesta segunda-feira (9) pela pesquisa Focus, apontar que a expectativa de inflação para este ano é de 4,81% – portanto ainda acima do centro da meta 4,5% -, a instituição cortou agressivamente a taxa.
A decisão tomada pelo Banco Central foi contrária às nossas previsões e surpreendeu a maioria do mercado. Seria esse o primeiro sinal de que o BC não aguentou as pressões – conforme mostramos no comentário sobre a última ata divulgada no ano passado – e não é assim tão independente?
A situação fica evidente quando o comunicado diz que “no âmbito externo, o cenário ainda é bastante incerto”. A eleição de Donald Trump nos Estados Unidos é um desses fatores. As ações prometidas pelo novo presidente podem valorizar o dólar e, consequentemente, subir a inflação.
O aumento do funcionalismo público – anunciado recentemente – vai na direção contrária à necessária para conter os gastos do país. Além disso, as incertezas sobre a reforma da previdência permanecem e, mesmo se aprovada, o Congresso sinaliza que apresentará emendas que tendem a diminuir a economia gerada com o projeto.
O Banco Central bem que tentou, mas cedeu às pressões por aumentos mais fortes na taxa básica de juros. A decisão de hoje torna mais difícil o alcance do centro da meta de inflação de 4,5% estabelecida pelo governo.
Oi Marcelo,
Os contratos de DI futuro – bom termômetro do mercado – negociados no dia da reunião indicavam probabilidade de 70% de queda de meio por cento e só 30% de diminuição de 0,75%.
http://www.valor.com.br/financas/4832652/juros-futuros-de-curto-prazo-caem-apos-resultado-do-ipca
A aposta pelo corte maior vinha crescendo, mas ainda sim foi surpreendente.
Abraços!
CurtirCurtir
Na verdade a diminuição de 75 pontos já tinha sido vazada, todo mundo no mercado financeiro já esperava que essa diminuição ocorresse.
Abraços!
CurtirCurtir