Mercado assume novo ritmo de queda de juros

focus-23-01-17

A possibilidade de o Copom (Comitê de Política Monetária) manter um ritmo mais forte de queda dos juros está repercutindo no mercado. É o que sinaliza o Focus desta segunda-feira (23) que mostra que os economistas consultados pelo Banco Central (BC) esperam uma Selic de 9,50% para este ano, contra 9,75% divulgado na semana passada.

A nova previsão é reflexo do que o presidente do BC, Ilan Goldfajn, disse durante o Fórum Econômico Mundial em Davos (Suíça). “Temos entrado em um novo ritmo de corte dos juros”, comentou o presidente, referindo-se à decisão unânime do Banco Central de reduzir a taxa Selic em 0,75% e surpreender os que esperavam uma decisão mais conservadora do Copom.

Os analistas do mercado financeiro também esperam queda de inflação. O recuo do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 4,80% para 4,71% ao ano. Resultado ainda acima do centro da meta, que é de 4,5%.

O mesmo não pensa as instituições que fazem parte do TOP 5 do Banco Central – as cinco mais precisas do mercado em suas estimativas. Para esses analistas, a mediana para o aumento do IPCA já está abaixo do centro da meta de inflação. Eles esperam 4,45%.

PIB

O PIB (Produto Interno Bruto) segue firme e forte – sem subir, mas pelo menos sem cair. O mercado financeiro mantém a previsão um crescimento de 0,5%.

 

Um comentário sobre “Mercado assume novo ritmo de queda de juros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s