A Petrorio divulgou na semana passada o resultado do quarto trimestre de 2018. A julgar pelo preço das ações, o mercado foi surpreendido com os excelentes dados apresentados. Apenas nos últimos cinco dias, a ação já acumula mais de 10% de alta.

Com a campanha de perfuração de novos poços no Campo de Polvo, que trouxe o nível de produção de volta aos 10 mil barris/dia e os preços do petróleo mais favoráveis, a Petrorio multiplicou por quatro o lucro líquido anual – passando de R$ 50,9 milhões em 2017 para R$ 204,9 milhões no ano passado.

Apesar do resultado apresentado, acreditamos que este balanço foi o último da antiga Petrorio (a detentora do Campo de Polvo e de 10% do Campo de Manati). Seguindo sua estratégia de aquisição de campos maduros, a empresa comprou 18,2% do Campo de Frade em outubro de 2018 e mais 51,8% do mesmo empreendimento neste ano. O que significa uma participação de 70%. Com isso, a companhia empresa multiplicou seu estoque e fluxo de petróleo extraído e atingiu um novo patamar.

Petrorio - aquisições

Com a aprovação das aquisições no Campo de Frade, a nova Petrorio deverá produzir em torno de 25 mil barris de petróleo por dia, ou seja, 150% superior à média de 2018. A petroleira passa ainda a ter reservas provadas e prováveis (2P) de mais de 83 milhões de barris – mais do que o triplo que detinha até o ano passado.

Petrorio - reservas

Conforme discutimos nos textos sobre economia de escala (parte 1 e parte 2), o aumento da produção tende a diminuir o custo médio de extração de barril (lifting cost). Ou seja, é razoável esperar que, ao aumentar 150% a produção, os lucros aumentem em proporção ainda maior.

Petrorio - produção Campo de Frade

Outra possível vertente para alavancar os lucros da empresa é a intenção de perfurar novos poços no Campo de Frade. No passado, o empreendimento extraiu no auge 80 mil barris/dia. Portanto, quase quatro vezes o volume atual.

Desde a primeira vez em que o KB Investimentos analisou a Petrorio (setembro de 2017), o lucro líquido e o valor das ações aumentaram pouco mais de 300%. Contudo, mantidos os níveis atuais de preço do petróleo e as perspectivas da companhia, há boas razões para acreditar que isto pode ter sido apenas o começo.

7 pensamentos

    1. Oi Bruno,

      O site não faz recomendação de preço de compra nem target para as ações. No caso da Petrorio, é importante notar que o preço justo depende do número e do tamanho dos ativos produtivos da companhia.
      Com a compra do Campo de Frade, a produção deve mais do que dobrar. Se a empresa adquirir nos ativos, o preço pode subir ainda mais.
      Outra variável chave e de previsão muito difícil é o preço do petróleo no mercado internacional.

      Abraço.

      Curtir

Deixe uma resposta