Nova ação na Carteira KB

Com o fim da temporada de divulgação dos balanços do segundo trimestre, uma substituição será feita na Carteira KB: sai Taesa (TAEE11) e entra PetroRio (PRIO3)

A PetroRio produz 8,1 mil barris de óleo por dia no Brasil – sendo a quinta maior fabricante do país. Suas principais fontes de receita são provenientes do campo de Polvo, na Bacia de Campos (RJ), e do campo de Manati, na Bacia do Camamu (BA), adquirido em março deste ano. Além disso, a empresa também é dona dos campos de gás FZA-M-539 e FZA-M-254, em Pirapema, na Foz do Amazonas, e possui 10% de Camarão Norte, ao sul de Manati.

PetroRio campos.png

No entanto, a exploração do campo de Polvo foi responsável por 84% da receita líquida da empresa no segundo trimestre deste ano.

PetroRio receita líquida.png

Campo de Polvo

A PetroRio começou a explorar o campo de Polvo em 2014, quando fez a aquisição de 60% do contrato de concessão pertencentes a BP Energy do Brasil Ltda. No ano seguinte, a empresa passou a ser operadora exclusiva da área ao adquirir os 40% restantes da Maersk Energia Ltda.

Desde então, a companhia tem investido na extensão da vida útil do campo – o que possibilitou quintuplicar a expectativa de produção:

PetroRio estimativas

Os investimentos não param por aí. A PetroRio planeja perfurar novos poços no campo de Polvo. Segundo relatório da consultoria DeGolyer and MacNAughton, é possível que a capacidade total alcance até 21 milhões de barris.

PetroRio reservas.png

Brent x Lifting Cost

A questão central do modelo de negócios da PetroRio é a relação entre o preço do brent (petróleo do mercado internacional) e o lifting cost (custo de extração). Enquanto o preço do petróleo em dólares é exógeno (não depende da companhia), o custo de extração está diretamente ligado à eficiência operacional da PetroRio. Nesse sentido, a empresa tem tomado medidas visando a redução do custo – como corte de cerca de 70% das despesas gerais e administrativas – e, consequentemente, aumento da margem de lucro.

PetroRio brent x custos.png

Campo de Manati

A PetroRio fez um contrato de take or pay – que prevê a venda do gás extraído a um preço fixo, em reais, reajustado anualmente pela inflação – com a Petrobrás. O acordo é referente a Manati, terceiro maior campo produtor de gás natural do Brasil. O negócio rende à PetroRio um fluxo de caixa estável e previsível com uma ótima margem EBITDA em torno de 70%.

Aquisições

A PetroRio é um caso singular na bolsa: o caixa da companhia é maior do que seu valor de mercado! Com o plano de desinvestimentos anunciado pela Petrobrás, a empresa é candidata natural a adquirir ativos a fim de aumentar sua produção.
Segundo o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da PetroRio, Blener Mayhew, “todo o caixa está 100% disponível para aquisições”. “Independente de trazermos ou não parceiros, temos condições de adquirir novos ativos”, disse em resposta à consulta da B3/CVM.

Novos campos

PetroRio novos camposDe acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), a Bacia da Foz do Amazonas é uma bacia de nova fronteira com potencial para descobertas de gás e óleo leve.

A PetroRio é dona de dois poços na região, sendo que o campo Pirapema já possui dois poços perfurados e aparenta ter alto potencial para a produção de gás.

O campo Camarão Norte, por sua vez, pode apresentar economias de escala em função da proximidade ao campo Manati.

Preço do petróleo

A PetroRio mostrou durante uma apresentação institucional que as consultorias Wood Mackenzie e a Bloomberg sinalizam para uma alta do preço do brent nos próximos anos.

Entretanto, o valor dessa commodity é altamente imprevisível. Quem diria que o brent cairia de mais de US$ 100/ barril em meados de 2014 para menos de US$ 30/ barril em janeiro de 2016?

Por conta disso, a receita da PetroRio tende a ser mais volátil do que a de outras indústrias.

PetroRio estimativa brent

PetroRio X Taesa

A Taesa possui contratos duradouros de transmissão de energia elétrica com fluxo de caixa estável. No entanto, neste ano, ela deve apresentar lucro líquido menor por conta do recuo dos índices de inflação – IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) –, o que impacta diretamente a conta Correção Monetária do Ativo Financeiro da demonstração de resultado da empresa.

Já no primeiro semestre de 2018, três das principais concessões da companhia sofrerão redução de 50% da RAP (Receita Anual Permitida), afetando substancialmente a receita líquida da empresa.

Taesa RAP das concessões

Apesar das qualidades de previsibilidade de fluxo de caixa e da alta margem de lucro da Taesa, optamos por substituí-la.

Para nós, a PetroRio possui maior potencial de valorização. 

Com isso, essa passa a ser a nova Carteira KB:

Carteira KB 8-set-2017.png

17 comentários sobre “Nova ação na Carteira KB

  1. Dono da Mascada 20 de setembro de 2017 / 18:23

    Oi KB,

    Estive um pouco afastado da web nesses últimos dias, mas nem por isso deixei de acompanhar seu blog. Concordei com sua argumentação sobre PRIO3 e fiz a alteração devida no meu portfólio. Parabenizo você mais uma vez pelos resultados e espero que essa gestão ativa da carteira KB continue!

    Abraço do DM!

    Curtir

  2. Rodolfo Oshiro 19 de setembro de 2017 / 13:22

    KB,

    Gosto bastante de algumas empresas que você tem aí.. mas outras não entraria de jeito nenhum rs ..

    PRIO3 por ex.. rs .. mas .. dado ao teu histórico de respeito .. vou ficar de olho ..

    Abs,

    Curtir

    • KB Investimentos 19 de setembro de 2017 / 15:13

      Aí é que está a graça da renda variável Rodolfo.
      Dificilmente duas pessoas concordam sobre todas empresas.

      Abraço.

      Curtir

  3. RAFAEL ZATTAR 15 de setembro de 2017 / 14:35

    Boa tarde,
    Vocês recomendariam comprar PRIO3 até que valor?

    Curtir

    • KB Investimentos 15 de setembro de 2017 / 22:18

      Oi Rafael,

      Minha opinião é que esta é boa empresa pelos motivos expostos no texto e a este preço pretendo continuar comprando. Mas não fazemos recomendação de compra ou venda de ações.

      Abraço.

      Curtir

      • Rafael 15 de setembro de 2017 / 23:01

        Acompanho vocês há um tempo e foi a primeira vez que vejo vocês comentando no momento que acham uma ação interessante. Vão continuar fazendo isso? Tenho um grupo no whatsapp e será que poderíamos ter a honra de você participar?
        Obrigado.

        Curtir

            • Vitor 19 de setembro de 2017 / 01:09

              Rafael poderia participar do grupo de whatsapp de vocês, tenho interesse se o assunto for investimento em ações…

              Curtir

            • RAFAEL ZATTAR 19 de setembro de 2017 / 08:43

              Vitor, pode entrar sim: 21 999 777 059

              Curtir

  4. Anônimo 14 de setembro de 2017 / 23:58

    Parabéns pela clareza do texto.

    Curtir

  5. Marcelo Barbarossa 11 de setembro de 2017 / 12:51

    Excelente post! A Petro Rio é uma empresa bem esquecida, há alguns meses estou com vontade de abrir posição, mas tenho ressalvas com o setor de petróleo nacional.

    Abraços!

    Curtir

    • KB Investimentos 11 de setembro de 2017 / 13:04

      Obrigado Marcelo!

      De fato, a PetroRio está totalmente esquecida pelo mercado. O volume de negócios é muito baixo.
      Eu também tenho minhas preocupações com o setor petroleiro. Acho que quase todos investidores têm. Mas considero que hoje o balanço de risco/potencial retorno compensa. Ainda mais sendo parte de uma carteira de ações diversificada.

      Abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s