Ao menos parou de piorar: PIB 2017 em 0,5%

focus-30-12-16

Status do PIB (Produto Interno Bruto): estável. Se há algumas semanas a expectativa de crescimento da economia brasileira vinha despencando ladeira abaixo, o relatório Focus divulgado nesta segunda-feira (2) nos deixa um pouco mais tranquilos, mas não menos decepcionados com a retomada tímida da produção. 

Os analistas do mercado financeiro consultados semanalmente pelo Banco Central mantiveram as projeções de aumento de 0,50% do PIB, mesmo índice da semana passada. O mesmo não ocorreu com a inflação, que deve subir neste ano de 4,85% para 4,87%. A expectativa de aumento ainda não é preocupante, já que o centro da meta de inflação é de 4,5%.

A boa notícia é que a previsão de cortes mais acentuados dos juros deverá ser mantida pelo Banco Central. O Focus sinaliza que a Selic chegará a 10,25%, ante a taxa de 10,5% anunciada na semana passada. Atualmente, o índice está em 13,75%.  A redução dos juros é fundamental para a retomada do crescimento brasileiro – taxas mais altas tendem a reduzir o consumo e o crédito.

A lentidão dos ajustes da equipe econômica do governo Michel Temer é decepcionante. As medidas tomadas estão indo no caminho certo, mas são poucas diante da série de mudanças que precisam ser feitas para que as empresas retomem a confiança no Brasil e voltem a investir em nossa economia.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s