A inflação continua em ritmo de queda e pela quinta semana consecutiva os economistas do mercado financeiro sinalizaram para o recuo do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Os dados divulgados nesta segunda-feira (6) no boletim Focus mostram uma retração de 4,70% para 4,64% do indicador, o que aproxima o Banco Central cada vez mais da meta de 4,5% estabelecida para este ano.
Pela primeira vez em anos, a expectativa de inflação das instituições top 5 do mercado – aquelas com maior índice de acertos nas estimativas – está abaixo da meta do governo. Entre as top 5 de curto prazo, a previsão é de inflação de 4,49%, enquanto que entre as melhores de médio prazo a mediana é de 4,45%.
O resultado em parte se deve a crise econômica do Brasil que tem se refletido no consumo e no investimento. Não à toa, o Serasa Experian registrou queda de 4,2% em janeiro da atividade do varejo, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os economistas da empresa responsável por elaborar o indicador sinalizam para o aumento do desemprego e a necessidade do consumidor de pagar as dívidas para o enfraquecimento das vendas.
PIB
O tímido desempenho da economia fez com que os analistas do mercado financeiro baixassem a previsão de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 0,5% para 0,49%.
A revisão vem após o Ministro da Economia, Henrique Meirelles, afirmar na semana passada que o governo só irá rever em março a expectativa do governo para o crescimento do PIB . Atualmente a estimativa oficial é de crescimento de 1% em 2017.
Juros Selic
O mercado manteve para 2017 a previsão de juros da economia – Selic – em 9,50%. Atualmente, os juros estão em 13% ao ano.
KB,
Agora vai! ou não .. rs …
Abs,
CurtirCurtir
Veremos, rs.
Abs.
CurtirCurtir
Muito bacana. Espero que a economia reto,e os trilhos do crescimento. Abraço
CurtirCurtir
VdC,
Isso é o que esperamos também. Resta saber quando.
Abraço.
CurtirCurtir
cara que legal essas suas análises, parabéns.
Enquanto meus posts são bem amadores e superficiais, os seus estão bem específicos, coesos, profundos!
Muito bom!
Abraço e sucesso!
CurtirCurtir
Obrigado MP!
Ficamos felizes em saber que você está gostando do blog.
Abraço.
CurtirCurtir
Pelo menos está ficando pra trás o quadro de estagflação. Ainda vai demorar um tempo até a economia voltar a crescer e a gerar emprego.
CurtirCurtir
Fala IR!
Ao menos no quesito inflação estamos melhorando rápido. Já o crescimento da economia está difícil.
Abs.
CurtirCurtir