Previsto na Lei de Sociedade de Ações, toda empresa deve distribuir anualmente no mínimo 25% do lucro líquido ajustado. A exceção fica por conta dos casos em que o estatuto da firma for omisso e a assembleia-geral decidir alterar esse valor.
O lucro líquido ajustado é calculado como o resultado do exercício menos a reserva legal (5% do lucro líquido) menos a quantia destinada para reserva de contingência mais a reversão dessa reserva de exercícios anteriores. Como, na prática, raramente é constituída ou revertida a reserva de contingência, no ano t calculamos:
A companhia deve destinar anualmente para pagamentos de dividendos ao menos:
Apesar do mínimo obrigatório, nada impede que empresas optem por distribuição mais robusta dos resultados da companhia. Em geral, companhias com fluxo de caixa mais previsível pagam maiores quantias. A Taesa S. A. – uma das empresas da Carteira KB –, por exemplo, distribuiu nos últimos 11 anos a maioria de seus lucros:
A estratégia vencedora
Uma vez recebidos os dividendos, o investidor deve escolher entre reinvestir ou gastar os recursos. Se optar pela primeira opção, deve ainda decidir para onde destinar o dinheiro recebido – se na própria companhia ou em outra opção disponível.
O reinvestimento de dividendos na própria empresa apresenta resultados consistentes no longo prazo. Companhias que tradicionalmente pagam dividendos fornecem recursos a seus acionistas para que estes aumentem o número de ações detidas.
Veja os exemplos de duas firmas pertencentes à Carteira KB:
Itaúsa
Grendene
Como vemos acima, em ambas as companhias os resultados para o investidor aumentaram em mais de 50% quando os dividendos foram reinvestidos na própria empresa.
A Carteira KB adota a estratégia de reinvestimento dos dividendos recebidos na própria empresa.
a itaúsa(1) apresentou melhor resultado que itaúsa(2) por que teve reinvestimento de dividendos????
CurtirCurtir
Isso Ricardo,
A diferença de rendimento está justamente no fato que na série (1) é considerado o reinvestimentos dos dividendos pagos pela Itaúsa no período e na série (2) não.
O resultado final muda bastante.
Abraço.
CurtirCurtir
Então teóricamente se o cara investiu em CDI durante esses 10 anos ele perdeu pouco para a as ações da itaúsa, certo?
CurtirCurtir
Oi Daniel,
Desculpe a demora para responder.
É isso mesmo. As ações da Itaúsa, considerando o reinvestimento de dividendos, valorizaram-se nesses últimos dez anos pouca coisa a mais que o CDI.
Aliás, o CDI ganhou da grande maioria das ações nesses últimos dez anos.
Um ponto importante é que não é fácil para o investidor pessoa física comum conseguir 100% do retorno do CDI líquido de imposto com baixo risco.
Abraço.
CurtirCurtir
KB,
É realmente faz diferença em números finais …. mas às vezes também é bom sacar e comprar umas tranqueiras . .rs ..
Abs,
CurtirCurtir
É Rodolfo,
Faz muita diferença reinvestir os dividendos.
Abs.
CurtirCurtir
Muito bom, KB.
CurtirCurtir
Obrigado MP!
CurtirCurtir