A semana começou bem. A pesquisa Focus, divulgada na segunda-feira (13), indicou queda – de 9,25% para 9% – na expectativa do mercado para a taxa de juros no final do ano.
O mesmo estudo mostrou ainda redução brusca na expectativa de inflação para 2017. Espera-se que terminaremos o ano com inflação de 4,19%. Portanto, já bem abaixo da meta do governo de 4,5%.
Emprego e confiança reagem
Pela primeira vez em 22 meses, houve crescimento do número de trabalhadores com carteira assinada.
É bem verdade que não foi um crescimento generalizado. Aliás, veja só, o maior crescimento percentual ficou por conta do governo. A administração pública teve quase 1% de aumento do número de empregados.
Nem todas as regiões progrediram. Enquanto Sul e Centro-Oeste tiveram crescimento de 0,5%, o Nordeste teve queda maior do que isso.
Depois da volta do pessimismo no fim do ano, o índice de confiança da indústria melhorou e atingiu o maior nível em mais de dois anos. O número indica a visão da indústria quanto ao cenário atual e a expectativa para os próximos meses.
Uma semana só com boas notícias econômicas? É possível?
Parece que não!
Operação Carne Fraca
Terminamos a semana com a notícia de que até o churrasquinho sofre com a corrupção.
A Polícia Federal tornou público um esquema de pagamento de propina a fiscais agropecuários para que estes liberassem produtos vencidos e adulterados dos frigoríficos.
As duas maiores produtoras de carne do país – Brasil Foods e JBS – estão diretamente envolvidas na denúncia. As ações das companhias, por sinal, despencaram hoje no pregão da Bovespa: queda de 7,2% para a dona das marcas Sadia e Perdigão e de 10,6% para a detentora da Friboi.
Isso porque ainda nem conhecemos o real impacto desse escândalo. “Existe sim o receio de fechamento dos mercados, mas estamos conversando”, afirmou o secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, em entrevista coletiva à imprensa, informando que Estados Unidos e países da União Européia já questionaram o governo brasileiro sobre o ocorrido. Um embargo à carne produzida no Brasil poderia ter efeito catastróficos para o setor.
“Porque malandro é o Rei, que ganhou milhões para fazer campanha de carne estragada e é vegetariano.”
KB,
Agora vai! Como diria um grande intelectual, já que hj em dia qq um pode se declarar intelectual, “pior que tá não fica”… hehehe ..
Acho que aqui o impacto será razoável .. mas diante da falta de opções … acho que é limitado … lá fora .. pode acabar estragando o plano de internacionalização de muitas delas .. Vamos acompanhar …
Abs,
CurtirCurtir
Observei que tava uma loucura no pregão mesmo… Enquanto o “Rei” se beneficia dos milhões recebidos…
CurtirCurtir
Não é a toa que é o Rei, rs.
Abs.
CurtirCurtir
hahahaha, boa frase final.
Rapaz, isso deve mexer com a bolsa hein
CurtirCurtir
Estou curioso para ver o desenrolar desse caso.
Aproveitando, te inclui no meu blogroll.
Abraço.
CurtirCurtir