As 10 ações mais lucrativas da Bolsa

Lucrativa.png

Você sabe quais critérios usar na hora de comprar uma ação?

Para o KB, um dos critérios essenciais é escolher ativos de empresas lucrativas. Quanto mais, melhor!

Selecionamos as 10 ações mais rentáveis do mercado nos quesitos margem líquida e ROE (Retorno sobre Patrimônio Líquido).

margem líquida, definida como o lucro líquido dividido pela receita líquida, mede quanto uma empresa consegue lucrar para cada real em vendas.

O ROE, medido pelo lucro líquido dividido pelo patrimônio líquido, mostra quanto de resultado a companhia é capaz de gerar a partir de seu patrimônio.

Foram excluídas as ações que apresentaram lucros extraordinários nos últimos quatro trimestres.

10º– CVC Brasil (CVCB3): Operadora e agência de viagens
ROE: 33,2%
Margem líquida: 18,6%

cvc

9º – Grendene (GRND3): Fabricante de calçados
ROE:
22,3%
Margem líquida: 31,5%

grendene

8º – AES Tietê (TIET11): Geradora de energia elétrica
ROE:
24,4%
Margem líquida: 25,4%

AES Tietê

7º – Companhias de Concessões Rodoviárias (CCRO3): Concessão de rodovias
ROE: 27,1%
Margem líquida: 22,7%

ccr

 

6º – Ambev (ABEV3): Fabricante de bebidas
ROE: 25%
Margem líquida: 27,5%

ambev

 

5º – Engie Brasil (EGIE3): Geradora de energia elétrica
ROE: 27,7%
Margem líquida: 25,4%

Engie Brasil

 

4º – Multiplus (MPLU3): Programa de fidelidade
ROE: 199,7%
Margem líquida: 22,4%

Multiplus

 

3º – Cielo (CIEL3): Soluções de pagamento eletrônico
ROE: 37,6%
Margem líquida: 35,6%

Cielo

2º – Smiles (SMLE3):  Programa de fidelidade
ROE:
116%
Margem líquida: 35,1%

smiles

 

1º – Wiz Soluções e Corretagem de Seguros S. A. (WIZS3): Corretora e seguradora
ROE: 120,8%
Margem líquida: 33,1%

Wiz Soluções

Anúncios

27 comentários sobre “As 10 ações mais lucrativas da Bolsa

  1. Renan 23 de novembro de 2017 / 10:52

    WIZ eu não gosto por sua dependência com a CAIXA, e essa ser do Governo. Sempre me distancio quando vejo um desses fatores e essa tem os dois juntos. Agora esta uma confusão e a ação despencou

    Curtir

    • KB Investimentos 23 de novembro de 2017 / 16:24

      Oi Renan,

      Apesar das altas margens de lucro da empresa, eu também optei por não investir na ação. Tanto que não está na Carteira KB. A questão da exclusividade ou não com a Caixa impactou fortemente o preço do ativo nessa semana.

      Abraço.

      Curtir

  2. Luiz 11 de novembro de 2017 / 01:25

    Olá, KB,

    Muito interessante o case da Carteira KB Investimentos. Parabens!
    Mas, por curiosidade, queria saber se nenhuma elétrica se encaixa nos critérios para integrar a carteira. Ou qual(is) delas mais se aproxima(m) dos quesitos.

    Abraços

    Curtir

    • KB Investimentos 12 de novembro de 2017 / 22:13

      Obrigado Luiz!

      No setor de transmissoras, eu prefiro a Taesa, que até pouco tempo atrás estava na Carteira KB.
      Entre as geradoras a Engie me parece a melhor opção. Já para a distribuidoras eu não tenho nenhuma ação de interesse.

      Abraço.

      Curtir

  3. Josir 29 de outubro de 2017 / 05:43

    a carteira sugerida de outubro 17 ´s a nova certo as 10 mais lucrativas da bolsa
    vendi a carteira de setembro e comprei as 10 mais lucrativas da bolsa
    estou certo ou não fiquei comduvidas qual a carteira de outubro de 2017

    Curtir

    • KB Investimentos 29 de outubro de 2017 / 22:24

      Obrigado por seguir nosso site Josir!

      Nesse texto, eu tentei mostrar dez ações que atendem muito bem um dos critérios para escolha de ações.
      Apesar de se tratar de boas empresas, algumas delas não preenchem os requisitos que consideramos interessante para a compra de ações.
      Para escolher os ativos da carteira, analisamos outras variáveis, como dívida, relação entre preço e lucro, qualidade da gestão e perspectivas da empresa.
      Lembrando que este é um site de discussão de ideias de investimentos. Não fazemos recomendações de ações.
      A Carteira KB de outubro é a mesma que terminou setembro.
      Qualquer dúvida adicional, pode comentar ou nos perguntar por e-mail.

      Abraço.

      Curtir

  4. Reginaldo Barbosa 27 de outubro de 2017 / 00:11

    Muito corajosa a forma em que se mostrou esse relatório, parabéns aos envolvidos. Só mesmo a Kb investimentos.

    Curtir

  5. Rocha 18 de outubro de 2017 / 20:46

    Opa KB, não conhecia seu site. Gostei bastante! Temos várias ações em comum e uma forma parecida de pensar, ainda que com divergencias (tenho ciel3 por exemplo). Tenho acompanhado a unipar e parece que estamos bem melhor com a saída de um dos sócios e aquietação daquele outro lá (hehehe). Fesa por ser ciclica tbm vou aproveitando a alta. Continue com as boas postagens!

    Curtir

    • KB Investimentos 19 de outubro de 2017 / 08:45

      Oi Rocha,

      É natural que a gente discorde em algumas ações. Com tantas opções na bolsa, dificilmente duas pessoas vão concordar em tudo. A Cielo é uma ótima empresa, só não acho que tem um futuro tranquilo pela frente.
      Quanto à Unipar, a saída da Estáter e o desinvestimento na Tecsis tem tudo para destravar o preço da companhia.
      A Ferbasa atua num segmento cíclico, é verdade. Mas diferente de outras empresas que também atuam, ela tem uma posição financeira extremamente confortável, com quase um terço do valor de mercado em caixa.

      Abraço.

      Curtir

      • Rocha 20 de outubro de 2017 / 07:36

        Concordo que a concorrencia está afetando as margens da Cielo (nem tanto em mkt share), mas acho que o mercado bateu mais do que deveria e no preço atual ela está interessante. É curioso que o mercado vem dando atenção para o setor de consumo, mas a ciel não respondeu. O maior consumo irá implicar em aumento de receita e lucro. Continuando com a atual geração de caixa, deve liquidar em pouco tempo a divida da compra da Cateno e aí fica livre para fazer novos investimentos ou “aniquilar a concorrencia”. Fora que todo ano ela bonifica em 20% kkkkkk

        Estou jogando os novos aportes para LFT, no aguardo de uma oportunidade, mas parece que o IBOV vai embora para os 80k. Nesse rali eu prefiro segurar a carteira e colocar o capital para aproveitar os trades que surgem.

        Abçs!

        Curtir

        • KB Investimentos 20 de outubro de 2017 / 08:47

          De fato Rocha, a Cielo está bastante ligada ao consumo e não acompanhou a subida de preços da maioria das ações desse setor.
          Provavelmente, se a carteira tivesse 30 ações, eu compraria Cielo. Mas numa carteira com dez eu prefiro continuar com Grazziotin e Grendene no setor que, na minha opinião, estão um passo a frente.

          Abraço.

          Curtir

  6. Marcos Celio Carvalho Defina 17 de outubro de 2017 / 16:16

    Muito bom KB. Excelentes margens liquidas e retornos. Elas se referem a que periodo de tempo e a cada quanto tempo voce as altera? Parabens pelo trabalho.

    Curtir

    • KB Investimentos 17 de outubro de 2017 / 19:26

      Oi Marcos,

      Esses números se referem aos últimos doze meses. Como os trimestralmente as empresas divulgam novos resultados, a ideia é rever coma mesma frequência.
      Obrigado!

      Abraço.

      Curtir

  7. Dono da Mascada 17 de outubro de 2017 / 15:52

    Olá KB!

    Perdoe minha ignorância, mas quais fatores fazem com que WIZS3 não seja considerada pela carteira KB, uma vez que possui um ROE dessa magnitude?

    Abraço do DM!

    Curtir

    • KB Investimentos 17 de outubro de 2017 / 19:36

      Oi DM,

      Eu considero que a Wiz ainda é uma ação nova na bolsa negociada a um preço que embute uma certa expectativa de crescimento.
      Ainda não estou seguro que a empresa pode entregar esse crescimento esperado dos lucros.
      Mas o setor de seguros parece promissor. Há pelo menos quatro boas companhias para se analisar nele – BBSE3, SULA 11, PSSA3 e WIZS3. Teria que comparar as quatro para escolher uma.

      Abraço.

      Curtir

      • Felipe 18 de outubro de 2017 / 09:00

        Oi KB!

        Falando em seguradoras, o que você acha de IRBR3?

        Abs.

        Curtir

        • KB Investimentos 18 de outubro de 2017 / 14:37

          Oi Felipe!

          Se você somar o Instituto de Resseguros às quatro seguradoras, temos cinco boas ações para se investir. Em geral, pagam bons dividendos, são resilientes a crises e tem pouca ou nenhuma dívida.
          Eu ainda preciso estudar melhor o caso da IRBR3. Está na minha lista de coisas a fazer. Mas aparentemente ela pode ser uma boa oportunidade ao preço atual. Tem apresentado crescimento (pelo menos desde 2014) e tem pago bons dividendos.

          Abraço.

          Curtir

          • Rocha 18 de outubro de 2017 / 20:39

            Entrei forte na IRBR3 pouco depois do IPO e mês passado mais uma compra. Para mim, parece ser um ipo parecido com BBSE3. Payout deve ficar em 80% e deve soltar proventos perto de 2 reais por ação.

            Curtir

  8. Alexandre 17 de outubro de 2017 / 12:16

    KB, pode informar o motivo da escolha de SMLE ao invés de MPLU?

    Curtir

    • KB Investimentos 17 de outubro de 2017 / 13:46

      Oi Alexandre,

      Neste artigo mesmo está parte do motivo. Eu tendo a preferir uma margem líquida alta a um ROE alto. A Smiles tem uma das maiores margens da bolsa. Acho que esta é uma medida melhor da capacidade da empresa de se diferenciar dos seus concorrentes.
      Apesar do múltiplo P/L da Multiplus ser mais baixo, o crescimento da empresa tem sido menor nos últimos trimestres. Mas, sem dúvida, é uma ótima empresa.
      Estou curioso para ler os resultados de ambas que sairão no começo de novembro.

      Abraço.

      Curtir

      • Felipe 19 de outubro de 2017 / 23:29

        Oi KB!

        Considerando uma precedência do critério margem líquida em relação ao ROE, MOAR3 não poderia integrar essa lista?

        Abs.

        Curtir

        • KB Investimentos 20 de outubro de 2017 / 08:40

          Oi Felipe,

          Eu prefiro margem líquida a ROE, mas nesse ranking tentei usar uma combinação de ambos. Apenas as ações que estivessem bem rankeadas nos dois critérios foram incluídas.
          A MOAR3 é um caso sui generis: lucro líquido muitas vezes maior do que a receita, o que torna a margem líquida extremamente alta.

          Abraço.

          Curtir

  9. NB 17 de outubro de 2017 / 11:55

    KB, boa tarde!

    Estão alterando alguns papéis da carteira neste momento?
    Parabéns pelo blog!

    Curtir

    • KB Investimentos 17 de outubro de 2017 / 19:39

      Oi NB,

      A ideia é mudar ao menos uma posição até a divulgação dos balanços do terceiro trimestre, mas ainda não tenho certeza sobre qual será a troca.

      Abraço.

      Curtir