Carteira KB – Outubro de 2017

A Carteira KB venceu, pela décima vez consecutiva, o Ibovespa e garantiu um rendimento no ano de 82,6% contra 23,4% do índice

carteira kb x ibovespa - outubro 2017

As ações da Carteira KB lucraram 4,13% em outubro, enquanto as do Ibovespa ficaram em 0,02%.  Com o resultado atingimos um rendimento no ano de 82,6% – quase quatro vezes maior que o índice.  

A alta foi puxada pelo crescimento da maioria dos nossos ativos. Entre eles, o da Smiles. A empresa teve uma valorização de 6,2%, considerando o pagamento de proventos no valor de R$ 0,074 por ação a título de Juros sobre Capital Próprio, como dissemos no balanço de setembro da Carteira KB.

Outro ativo que distribuiu dividendos em outubro foi a Itaúsa, que teve um recuo de 3,8% no mês. A companhia pagou R$ 0,015. Quando alguma ação paga dividendos, a estratégia da Carteira KB é reinvestir o valor recebido na própria empresa.

carteira kb detalhada - outubro 2017

Acontece na Carteira KB

A Ferbasa – produtora de ferrocromo e ferrosilício – valorizou 11,7% em outubro. No ano, os papéis da empresa lucraram 117,78%, desconsiderando o pagamento de dividendos. 

Parte dessa valorização pode ser atribuída ao anúncio do avanço nas negociações para adquirir um parque de geração de energia eólica. A possível compra dessas centrais faz parte das ações desenvolvidas pela empresa para aumentar a produtividade – é o que contou o gerente de Relações com Investidores da companhia, Carlos Henrique Temporal, em entrevista realizada pelo KB Investimentos.

Se você é acionista da Smiles, fique atento! As ações ordinárias que antes utilizavam o código SMLE3 foram substituídas pelos ativos da Smiles Fidelidade e passaram a ser identificadas como SMLS3.

A Itaúsa ampliou o limite para o programa de recompra de ações. A nova autorização permite à Diretoria comprar até 103 milhões de ações ordinárias (ITSA3) e até 50 milhões de ações preferenciais (ITSA4). O programa se estende até 2 de fevereiro de 2019.

A Qualicorp comunicou que suas subsidiárias – Qualicorp Administradora e a Qualicorp Corretora – exerceram opção de compra de 25% das ações da Aliança Administradora de Benefícios de Saúde e da GA Corretora de Seguros, Consultoria, Administração e Serviços pelo valor de R$272 milhões. Como já detinham os outros 75% dessas companhias, as subsidiárias Qualicorp Administradora e a Qualicorp Corretora passaram a ter 100% do capital social da Aliança Administradora e GA Corretora, respectivamente.

Apenas duas empresas da Carteira KB já informaram seus resultados do terceiro trimestre. A Grazziotin é uma delas. A companhia do setor de vestuário apresentou melhora expressiva no lucro bruto e EBITDA, mas, por conta da queda do lucro financeiro em função da redução da taxa de juros, teve apenas um leve aumento no lucro líquido.

No caso da Grendene, o mesmo padrão se repetiu. Contudo, nesse caso, a queda do lucro financeiro ofuscou a melhora operacional e provocou uma leve queda no lucro líquido. A empresa anunciou que distribuirá R$ 0,24 por ação no dia 22 de novembro a título de dividendos referentes a este resultado.

Veja como está a Carteira KB para o mês de novembro:

carteira kb - outubro 2017

Você quer saber como foram os desempenhos nos meses anteriores?

Acesse os balanços abaixo:

Carteira KB – Janeiro de 2017

Carteira KB – Fevereiro de 2017

Carteira KB – Março de 2017 

Carteira KB – Abril de 2017

Carteira KB – Maio de 2017

Carteira KB – Junho de 2017

Carteira KB – Julho de 2017

Carteira KB – Agosto de 2017

Carteira KB – Setembro de 2017

Anúncios

44 comentários sobre “Carteira KB – Outubro de 2017

  1. Miriane 24 de novembro de 2017 / 12:45

    Olá, parabéns pelo site que é de grande valia. A UNIP6 aumentou bastante nas últimas semanas. Será que haverá correção ou ainda é tempo de investir nesta empresa? Grata. Miriane

    Curtir

  2. Adriano 21 de novembro de 2017 / 06:35

    Parabéns KB pelos resultados. Ao escolher uma ação fico na dúvida entre ON, PN ou UNIT. O que te levou a escolher ITSA3 ou invés de investir em ITSA4? E no caso de ferbasa, escolher FESA4 no lugar de FESA3?

    Curtir

    • KB Investimentos 21 de novembro de 2017 / 15:36

      Obrigado Adriano!

      Em geral, opto pela ação ordinária da empresa por causa do tag along.
      Caso haja um mudança de controlador da companhia, o detentor das ordinárias tem tanto ou mais direitos do que o dono das preferenciais.
      Não escolhi a ordinária em Grazziotin, Unipar e Ferbasa por causa da liquidez muito baixa delas. As três negociam menos de R$ 200 mil em média por dia. Nestes casos, qualquer ordem de compra e/ou venda tende a afetar os preços das ações.

      O caso da Itaúsa é diferente: ITSA3 negocia diariamente quase R$ 1 milhão por dia. Dá para um pequeno investidor comprar e vender sem influenciar os preços.

      Abraço.

      Curtir

      • Adriano 22 de novembro de 2017 / 08:19

        Comecei a investir em ações esse ano e tenho aprendido muito com seu blog. Muito obrigado por compartilhar suas experiências, pois isso ajuda e muito quem esta começando.

        Curtir

  3. Alexandre 8 de novembro de 2017 / 10:37

    KB, desculpe ficar te alugando com um monte de perguntas, mas, achei muito bom seu blog e me parece bastante confiável e neutro, ao contrário de muitos que já vi, que no fundo querem te vender curso, mas, só gostaria de saber onde você verifica a saúde financeira das empresa, é no site do Bastter?. Obrigado.

    Curtir

    • KB Investimentos 8 de novembro de 2017 / 13:53

      Obrigado Alexandre!

      Eu utilizo o site http://www.fundamentus.com.br para verificar os números das empresas.
      Depois disso, eu confiro os dados na parte de Relações com Investidores dos sites da companhias: resultados trimestrais, formulários de referência, fato relevantes e outras publicações.

      Abraço.

      Curtir

      • ALEXANDRE 10 de novembro de 2017 / 19:41

        Valeu, sucesso..

        Curtir

  4. Tom 7 de novembro de 2017 / 19:08

    ola Kb,

    o que vc acha das ações da Odontoprev, para uma carteira de medio e longo prazo?

    Curtir

    • KB Investimentos 7 de novembro de 2017 / 20:02

      Oi Tom,

      Eu não conheço a fundo o caso da empresa.
      Aparentemente é uma empresa cara com P/L de quase 40, se desconsiderarmos lucro não recorrentes. O preço atual dela embute alto crescimento esperado. Assim como todo o setor de saúde.
      Apesar disso, não há dúvida de que trata-se de uma empresa bastante lucrativa e sem dívidas.
      A esse preço atual, eu não tenho interesse em investir.

      Abraço.

      Curtir

  5. ALEXANDRE 5 de novembro de 2017 / 12:26

    Oi tudo bem!. Sou novo na bolsa e estou lendo muito, ou melhor tudo sobre investimento, inclusive estive olhando as carteiras, e a sua está de parabéns, bateu a CARTEIRA DA RICO E DA TORO, ambas fecharam negativas em outubro, agora gostaria de uma opinião, eu pretendo investir para aposentadoria, em ações que pagam dividendos, e FII, estas ações da carteira KB, são focadas em dividendos, e também li aqui sobre CARTEIRAS das 10 melhores ações, que não são da carteira KB, qual a diferença.. obrigado e mais uma vez parabéns..

    Curtir

    • KB Investimentos 5 de novembro de 2017 / 15:32

      Obrigado Alexandre!

      Na escolha das ações que compõem a Carteira KB, um dos critérios que utilizo é o pagamento de dividendos. Nove das dez ações da carteira pagaram nos últimos doze meses. Mas não foco exclusivamente nisto.
      Outro critério que utilizo é escolher ações de empresas altamente lucrativas. A ideia com o artigo “As 10 ações mais lucrativas da Bolsa” era mostrar 10 ações deste tipo.
      A Carteira KB são as dez ações que invisto hoje e que considero as melhores para formar uma carteira de ações visando o longo prazo.

      Abraço.

      Curtir

      • Alexandre 6 de novembro de 2017 / 13:44

        Creio que posso me espelhar na sua carteira então, pois seria exatamente meu foco, ganhar dividendos em longo prazo, e sei que para isto tem que ser empresas sólidas, com altos lucros, agora, para começar a montar esta carteira, visto que os ativos estão em alta, você acha melhor aguardar um pouco a queda, ou já compro no valor que estão mesmo?.
        obrigado.

        Curtir

        • KB Investimentos 6 de novembro de 2017 / 15:05

          É muito difícil identificar quando as ações estão sobrevalorizadas ou quando uma queda está por vir.
          Eu começaria com uma pequena parcela do valor total que você pretende aplicar em renda variável.

          Abraço.

          Curtir

          • Alexandre 7 de novembro de 2017 / 16:45

            Como a carteira visa longo prazo, com que frequência você verifica se as empresas estão ainda sadias, ou seja se ainda estão lucrativas para não correr o risco de perder tudo.

            Curtir

            • KB Investimentos 7 de novembro de 2017 / 19:56

              Eu leio os resultados trimestrais das empresas da Carteira KB e de mais algumas ações que considero investir.
              Além disso, procuro por notícias relacionadas, mas tento não olhar todo dia as cotações.
              Em geral, se preocupar demais é prejudicial.

              Abraço.

              Curtir

  6. Anônimo 3 de novembro de 2017 / 10:39

    Parabéns! Resultados impressionantes!

    Curtir

  7. Tom 2 de novembro de 2017 / 17:01

    Olá,

    Gostei da sua carteira, se vc tivesse que escolher 5 dessas ações para continuar esse mês de novembro, a quais vc daria preferência?

    Curtir

    • KB Investimentos 3 de novembro de 2017 / 14:40

      Oi Tom,

      Essa é uma das perguntas mais difíceis possíveis. Ainda mais agora, em temporada de balanços. Em geral, já não acerto as ações que irão se valorizar mais no mês seguinte. Para não ficar totalmente em cima do muro chutaria UNIP6 e FESA4.

      Abraço.

      Curtir

      • Tom 3 de novembro de 2017 / 15:05

        Entendo, mas obrigado por ter dado sua opinião nesse contexto, sou novo no ramo e apesar de não ter comprado ações ainda, já estou com a conta aberta na corretora e o dinheiro lá, agora lendo bastante e esperando a coragem chegar para fazer minha primeira compra.

        Abraço

        Curtir

        • KB Investimentos 4 de novembro de 2017 / 22:48

          Boa sorte nessa nova fase Tom.
          Acho importante nesse início começar com quantias pequenas para conhecer a dinâmica do mercado. E quanto mais informação você obtiver antes de começar, melhor.

          Abraço.

          Curtir

          • Tom 6 de novembro de 2017 / 13:32

            Obrigado pela dica, vou continuar estudando muito e sempre estarei por aqui, pois vc fornece ótimas informações para quem quer investir a longo prazo!

            Curtido por 1 pessoa

  8. Rocha 2 de novembro de 2017 / 12:26

    Parabéns KB!!

    Curtir

      • Rocha 3 de novembro de 2017 / 11:45

        Esse balanço da PRIO3 tá demorando KB kkkkkk

        Quero ver logo o resultado financeiro, entender como ficou a posição em OIBR.

        Ja soltaram os dados op e eu gostei!! Manati manteve o offtake

        Curtir

        • KB Investimentos 3 de novembro de 2017 / 14:42

          Parece que o mercado espera um bom resultado Rocha!
          Também estou curioso para saber se vai se confirmar.
          De uns meses pra cá, a empresa solta todo mês os dados operacionais.

          Abraço.

          Curtir

          • Rocha 3 de novembro de 2017 / 15:20

            Forte alta hoje, indo buscar os 60 reais!!

            Brent tá indo a +2%. Só alegria to com PM em 46.

            Curtido por 1 pessoa

  9. Miguel 1 de novembro de 2017 / 18:14

    Ola KB, parabéns pelo trabalho e pela carteira, sigo de perto e gosto muito dos posts de vocês!

    Queria só fazer um comentário: eu cheguei a ver uma entrevista com o RI da PRIO há um tempo atrás.. vocês têm mais informações sobre a cia? Vi nesse mês de outubro que o papel ajudou demais a performance da carteira, queria saber mais sobre eles..

    Grande abraço e sucesso!

    Curtir

    • KB Investimentos 2 de novembro de 2017 / 01:00

      Obrigado Miguel!

      A PetroRio anunciou a intenção de perfurar dois novos poços no Campo de Polvo, do qual já é dona. Eles anunciaram pedido de redução de royalties em outubro para viabilizar o projeto.
      Além disso, a companhia também tem a intenção de comprar campos maduros da Petrobrás.
      É importante lembrar que a empresa não entregou até agora nem perto dos 100 mil barris/dia prometidos. Por isso, é bom ficarmos atentos.
      Não sei se você viu, mas fizemos um estudo quando a incluímos na carteira:
      https://kbinvestimentos.com.br/2017/09/11/substituicao-na-carteira-kb-2/

      Abraço.

      Curtir

  10. Eduardo 1 de novembro de 2017 / 15:59

    Parabéns, Bruno!
    Tenho acompanhado seu site e carteira de investimentos.
    Vou “colar” alguns de seus ativos para a minha carteira.
    Você consideraria que os papéis que caíram esse mês estejam numa boa oportunidade de compra (CARD3, ITSA3, QUAL3 e EZTC3)?

    Curtir

    • KB Investimentos 1 de novembro de 2017 / 18:18

      Obrigado Eduardo!

      É muito difícil acertar qual ação subirá mais nos próximos meses. Em setembro, por exemplo, eu jamais imaginaria que seria a Smiles.
      Entre essas quatro, considero que a ITSA3 deve ser a menos volátil.

      Abraço.

      Curtir

  11. Carlos Magarino 1 de novembro de 2017 / 12:29

    Parabéns Bruno!
    Eu comecei a seguir seu trabalho com a recomendação de prio3 e tem aproveitado essa subida toda. Também tenho fesa4 e itsa4.
    Quero continuar replicando a carteira kb por muito tempo.
    Sucesso!!!

    Curtir

    • KB Investimentos 1 de novembro de 2017 / 14:12

      Obrigado Carlos!

      Que bom que deu certo até agora a compra de PRIO3.
      Mas só para esclarecer, no site escrevo minhas opiniões e tento debater ideias. Não posso fazer nem faço recomendações.

      Abraço.

      Curtir

  12. Felipe 1 de novembro de 2017 / 12:10

    Oi KB!

    A carteira KB segue se consolidando como uma das melhores (se não a melhor) do país. Parabéns pela rentabilidade!
    Pretende, no ano que vem, oferecer um curso de escolha de ações/análise fundamentalista?

    Abs.

    Curtir

    • KB Investimentos 1 de novembro de 2017 / 13:49

      Obrigado Felipe!

      Eu penso em montar um curso sobre o mercado de ações. O problema é tempo para fazer isso bem feito. Talvez no ano que vem.

      Abraço.

      Curtir

  13. Dono da Mascada 1 de novembro de 2017 / 11:54

    Parabéns uma vez mais, KB! É impressionante o desempenho da carteira e sua regularidade. A alteração de TAEE11 para PRIO3 teve um timing preciso!

    Grande abraço!

    Curtir

    • KB Investimentos 1 de novembro de 2017 / 12:09

      Valeu DM!

      Esse timing da mudança foi mais sorte. Nem imaginava que TAEE11 ia cair tanto logo em seguida.

      Abraço.

      Curtir